SDV, 3x3, ELG. Acredite, mas se essas letras e números estivessem publicadas por mim em posts alheios nas redes sociais, essa hora eu estaria com um novo seguidor, curtidas em três fotos e um elogio em uma delas.
Por outro lado, eu teria de imediatamente retribuir a gentileza, quase como um acordo virtual entre as partes. Dessa forma, eu estaria seguindo essa mesma pessoa, curtiria três fotos dela e a elogiaria em uma.
Essa é a nova linguagem dos jovens nas redes sociais, principalmente no Instagram. "Os jovens criaram uma espécie de economia social compartilhada nas redes sociais, onde são trocadas de uma forma mais orgânica curtidas, comentários e até elogios em fotos. Para isso criaram um dialeto próprio", explicou o blogueiro Armindo Ferreira, consultor de novas tecnologias e redes sociais.
Mas o que afinal quer dizer esses códigos? O mais conhecido é SDV (Sigo de Volta), Ult (U ou UTM) é um pedido para que o colega internauta curta a última foto que você postou e, claro, será retribuído por isso.
CB também é um convite: comente minha foto que eu comento uma sua.
"Adolescentes que usam as redes sociais diferente dos adultos. Eles valorizam curtidas, comentários e, com frequência, eliminam fotos que não tiveram 'likes' suficientes", explicou o especialista. "Para se ajudar mutuamente eles se reúnem em torno de perfis de celebridades para criar uma rede de confiança e troca de moedas sociais".
Mas será que a retribuição ocorre mesmo? "No exterior, a sigla é levada a sério. Como um compromisso firmado entre as partes. Já aqui não é tão rigoroso", disse Ferreira, que fez o teste com o próprio perfil no Instagram.
Linguagem.
Apesar de a comunicação nas redes sociais primar pela rapidez e, portanto, pela abreviação dos termos para que não se perca tempo digitando, a professora de português e literatura Kaylla Prado Barros Araújo vê com preocupação a prática.
"Isso pode fazer com que muitos jovens se acomodem e deixem de praticar a língua materna de maneira a irem atrofiando suas capacidades intelectuais", afirmou ela.
"Como disse Aldous Huxley, em 'Admirável Mundo Novo' (1932), nós 'seríamos arruinados por aquilo que amamos'. Nós amamos o entretenimento, os modismos e a futilidade. Somos hedonistas ao grau máximo. Em sala de aula busco conscientizá-los dessa situação. Peço ensaios críticos bem escritos e, se não ficam bons, mando refazer. É uma luta contra um sistema que investe em um projeto de emburrecimento social", cravou.
Para a também professora de português Marcia Miriam Santos, a internet tem tornado o vocabulário enxutos.
"Para alguns, infelizmente, o 'internetês' empobreceu a língua. Mas acredito que, enquanto a cobrança 'social' exigir conhecimento intelectual nos vestibulares e concursos, a nossa língua estará preservada", afirmou.
Fama.
Mas no centro de toda a questão das siglas está um comportamento comum a nova Era: a popularidade nas redes sociais, que se traduz no dia a dia com "ser aceito na turma".
"Quanto maior a popularidade do jovem, mais importante ele se sente. Na verdade, não só jovens têm pensado assim, mas também muitos adultos", afirmou a psicóloga Luciana de Fátima Ribeiro. "É um comportamento que tem se tornado comum uma vez que tudo, hoje em dia, tem 'girado' em torno das redes sociais".
Ainda segundo a especialista, o seriado "Black Mirror" (Netflix) tem episódios que trazem essa busca constante pela aprovação alheia. "Na primeira temporada, há um capítulo que trata disso. Quanto maior a nota de uma pessoa, mais aceita ela é na sociedade", lembrou..
Glossário da moeda social do Instagram:
Em inglês:
First - Dê um like na minha primeira foto
LB - Retribuo seu Like
First x rows - De like na minha primeira linha
CB - Comente uma foto minha que eu retribuo
Versões em português:
SDV - Me segue que eu sigo você de volta
U, UTM, Ult, etc - Like na minha última foto
RTB, RT - Retribuo seu like ou comentário ou seguida
3x3, 2x2 etc - Número de fotos para curtir que serão
retribuída: curta três fotos minhas que eu
curto três fotos suas, por exemplo.
Elg - É um pedido de elogio em uma foto que será retribuído