24 de dezembro de 2025
Viver

HEROÍNAS REAIS VIRAM BONECAS

Por Da Redação@jornalovale |
| Tempo de leitura: 2 min

Depois de criar bonecos com novos tipos de corpos, tons de pele e estilos de cabelo, a boneca que é um verdadeiro ícone cultural, faz nova aposta.

Agora, empenhada em empoderar e incentivar meninas a serem tudo o que elas quiserem, a Mattel lançou na quinta-feira (8), bonecas Barbie inspiradas em 17 mulheres que quebraram barreiras e servem de inspiração a várias gerações.

A nova linha reflete pesquisa feita nos Estados Unidos, encomenda pela marca, cujo resultado revelou que 86% das mães, com crianças entre 0 e 10 anos de idade, se preocupam com as referências a que suas filhas são expostas.

Assim, o novo projeto da marca quer incentivar uma reflexão em torno da importância de se dar bons exemplos para meninas.

"Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, estamos comprometidos em ressaltar o empoderamento de papéis femininos do presente e do passado, em um esforço para inspirar mais meninas", informou a empresa em nota divulgada na web.

Imortais.

Entre as figuras imortalizadas, 14 mulheres serão presenteadas com uma boneca feita a sua semelhança por meio do Barbie Shero Program - Sheroes, aliás, é um trocadilho em inglês com as palavras she (ela) e heroes (heróis).

A boneca da artista mexicana Frida Kahlo, que ganhou reconhecimento por seu estilo, tornando-se uma célebre artista ativista e símbolo de força, chega ainda neste mês ao Brasil.

Ainda estão na lista as americanas Amelia Earhart, primeira aviadora feminina que atravessou o oceano Atlântico, desafiando corajosamente os protocolos da época; e Katherine Johnson, física, cientista espacial e matemática, que quebrou barreiras de raça e gênero e se juntou a um grupo de mulheres contratadas pela Nasa (agência espacial norte-americana).

Inspirações.

Além do trio, serão produzidas bonecas da cineasta Patty Jenkins (primeira mulher a dirigir um filme com um orçamento de mais de US$ 100 milhões: o recém-lançado "Mulher Maravilha"); a campeã de snowboard Chloe Kim (mulher mais jovem a ganhar uma medalha olímpica durante as Olimpíadas de Inverno de 2018); e a conservacionista Bindi Irwin, que herdeu a paixão de seu pai - o Caçador de Crocodilos - pela vida selvagem.

Também estão na lista, a boxeadora Nicola Adams (única atleta feminina na história do esporte a ganhar títulos olímpicos mundiais); a atleta de windsurf Çagla Kubat, da Turquia; a chef de cozinha Hélène Darroze, da França; a chinesa Hui Ruoqi, campeã de volleyball; a designer alemã Leyla Piedayesh; e a jogadora mexicana de golf Lorena Ochoa.

Fechando a coleção, a jornalista polonesa Martyna Wojciechowska; a jogadora de futebol italiana Sara Gama; a atriz chinesa Xiaotong Guan (embaixadora do "Dia Mundial da Vida", campanha do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e do Fundo Internacional para o bem-estar dos animais e conservação da natureza); a bailarina chinesa Yuan Yuan Tan; e a designer espanhola Vicky Martin Berrocal..