Nascida em São José, e artista há 11 anos, Sonya Mello se encontrou na arte primitivista (naïf), estilo que se dedica há oito. E é um de seus trabalhos que estampa a página 8 desta edição no projeto "Arte n'OVALE".
"250 Anos de Cultural e Tecnologia de São José dos Campos", criada em 2017, originalmente em acrílico sobre painel de 60 x 80 cm, traz uma homenagem a sua terra.
"Criei esta obra para homenagear nossa cidade no último aniversário mas não tive oportunidade de expôr", contou Sonya. "Nela, eu simulei uma janela por onde se pode contemplar alguns patrimônios históricos, parques, o rio Paraíba, o Castelo da Villa, Medieval, o CTA e um avião da Embraer vindo de encontro ao contemplador!". E um detalhe: no parapeito da janela, se encontra a chave do castelo!
A arte de Sonya traz patrimônio históricos, culturais, ambientais, materiais e imateriais da região. Entre os projetos que coordena está "Lançando Sementes", em que apresenta fotos de obras suas para alunos do ensino fundamental. "A ideia é inspirar neles o desejo de preservação"..