Um portal afiliado à rede
19 de maio de 2024

Júlia Mari

Crie seu próprio jardim vertical

Saiba quais plantas colocar em ambientes com pouca ou muita luminosidade

Por Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté
24/09/2021 - Tempo de leitura: 2 min

Exemplos de decoração com Jardim Vertical

Já ouviu falar sobre jardim vertical? Os jardins verticais são estruturas verdes que ficam simplesmente maravilhosas em qualquer ambiente, unindo o que há de melhor entre plantas e decoração e indo muito além de apenas estética. 

Um recurso natural que beneficia o espaço de diversas formas e traz a sensação de bem-estar aos usuários, protegendo, também, as paredes de intempéries e escondendo imperfeições que, por ventura, façam parte das estruturas.

Perfeito para quebrar a monotonia do ambiente e ainda dar mais leveza ao espaço.

E os benefícios?
 
Os pontos positivos em ter um jardim vertical vão muito além do estético (que também é fundamental para a composição de um ambiente confortável), mas suas qualidades vão muito além do que você pode imaginar. Então, dê uma conferida nesses tópicos e se apaixone de vez por essa tendência:
 
1- Valorização e reaproveitamento de espaços que antes não haviam destaque ou nenhum detalhe em especial, e melhor, tudo de maneira sustentável.
2- A temperatura do ambiente é reduzida, consideravelmente, por conta da presença de plantinhas, que suavizam o efeito dos raios solares. Também servem como barreira de ventos, reduzindo a sensação de ares quentes ou frios.
3- Extremamente versátil, podendo ser aplicados não apenas em paredes, mas em qualquer estrutura vertical, como escadas, móveis, biombos e tudo o que a sua imaginação criar.
4- Se bem projetado, pode servir até mesmo de separadores de ambientes.
5- A qualidade do ar melhora: as plantas umidificam o ambiente, tornando-o mais puro através da fotossíntese.
6- Planta traz vitalidade, frescor e novos aromas ao espaço.

Onde instalar meu jardim vertical?

O primeiro passo é escolher a parede que contemplará a estrutura do jardim. É muito importante ter em mente que determinando o local, você também estará determinando quais espécies utilizar.

Uma parede que tenha uma incidência fraca da luz solar durante o dia terá que abrigar plantas e folhagens de meia sombra ou sombra. Já as paredes que têm uma incidência forte de sol, precisam de espécies de sol pleno. Esse estudo é muito importante para que suas plantinhas não sofram com a quantidade de sol ou a falta dele.

Em relação à estrutura existem diversas opções válidas, como os pallets, canos de PVC, treliças, ripados de madeira, painéis de fibra de coco e até garrafas PETS. Nessa hora, a imaginação vai longe e o melhor, cabe em todos os orçamentos.
 
CUIDADO: Com todos os benefícios conferidos a essa estrutura, é necessário ter muito cuidado ao fazer a instalação do jardim, e depois, na manutenção que demanda cada espécie. 

A impermeabilização é indispensável na hora da instalação, afinal, as plantas ficam em contato direto com a parede. E em relação ao piso que ficará abaixo do jardim, o recomendado é usar calhas para não haver excesso de líquido retido no local.

E então, que tal dar mais vivacidade ao ambiente? 

Espero que tenham gostado e até a próxima!