27 de dezembro de 2024
Júlia Mari

Criando a paleta de cores para a sua casa

Por Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté |
| Tempo de leitura: 6 min
Paleta de Cores

E é com essa extensa paleta de cores que eu começo minha dica da semana para vocês. Agora, de uma vez por todas, escolher a cor para pintar a parede da sala não vai ser motivo de dúvida e indecisão. Porque, às vezes, só queremos a cor perfeita para nossos ambientes, mas não sabemos por onde começar e o que, de fato, vai combinar.

Então, se você está pronto para acabar com a indecisão e criar uma paleta de cores que funcione para sua casa, siga as próximas dicas!

Mas como a paleta de cores vai me ajudar?

Bom, com uma paleta de cores bem pensada para toda a casa, você irá:

- Criar uma casa com uma aparência coesa que flui de sala em sala, as cores podem dar a sensação de que tudo está fazendo sentido;

- Você vai tomar essa decisão antecipadamente e bem pensada, e então, nunca mais terá que pensar nisso;

- Você vai se sentir confiante em qualquer escolha de cor de parede que você fizer, porque você já sabe que combina com todas as outras cores da sua casa.

Independentemente do tamanho ou layout, se é casa ou apartamento, todos podem se beneficiar de um esquema de cores. Não importa se sua casa é uma planta aberta ou tem cômodos separados.

Parece mais óbvio usar cores coordenadas em uma planta baixa aberta ou em um espaço pequeno, mas mesmo em uma casa com cômodos separados, você não quer passar da sua sala para o quarto e ter um efeito chocante causado por uma cor fora do lugar. Você pode criar essa conexão com as cores.

Confira abaixo, alguns passos para definir a paleta de cores de toda a sua casa:

Escolha um esquema de cores

Acredito que, muitas vezes, se faz o caminho inverso na hora de escolher quais cores usar, primeiro as pessoas encontram inspirações para o ambiente e esquecem de todas as outras possibilidades.Tudo bem escolher uma inspiração, mas ela não pode se tornar decisiva para a sua escolha.

O ideal seria entender pelo menos a teoria básica das cores, para não ficar preso em inspirações e ter a possibilidade de estender sua paleta e escolher as cores ideais para você.

Ao invés de passar horas escolhendo cores que outras pessoas escolheram primeiro, pense qual a sensação geral que você deseja para a sua casa e também qual a sua cor favorita, a cor que te definiria. No meu caso seria tons de violeta.

A sensação que deseja e a sua cor favorita te levarão ao esquema de cores certo para você e a partir desse exercício você pode buscar inspirações na natureza, na moda, nos tecidos. E essas inspirações vão te ajudar a aprimorar sua paleta e não definir, entende?

Análogo

Também chamado de harmonioso, esse esquema de cores usa cores adjacentes ou próximas umas das outras na roda de cores. Por exemplo, azul, verde, amarelo ou roxo, vermelho, laranja. Este esquema de cores é muito habitável e geralmente é relaxante e calmo.


Complementar

As cores complementares estão diretamente opostas na roda de cores. Por exemplo, azul e laranja, amarelo e roxo, vermelho e verde. Este tipo de esquema de cores é para os mais ousados. É um esquema de cores mais enérgico e vivo porque é tudo uma questão de contraste.

Atente-se aos elementos fixos da sua casa

O próximo passo é entender as cores com as quais já está preso. Todos os elementos fixos da sua casa se tornam, automaticamente, parte da paleta de cores de toda a casa. Os elementos fixos em sua casa incluem acabamentos, armários, pisos (madeira, carpete, azulejo), e bancadas (pedra, laminado, madeira).

Embora a maioria de seus elementos fixos sejam provavelmente de uma cor neutra, os neutros têm subtons de cor. Para escolher as cores que combinam com seus elementos fixos, você precisa entender com quais cores de subtom está trabalhando.

Escolha sua cor de destaque

Essa cor será a mais ousada em toda a paleta de cores, o que significa que será a cor mais escura ou mais saturada. Que cor você deve escolher? Uma versão de sua cor favorita que combina ou complementa o tom de seus elementos fixos. Sua cor favorita é provavelmente a única de que você não se cansará e aquela com a qual você se sente mais confortável em correr riscos porque a ama.

E se desejar, escolha ainda uma segunda cor, essa cor deve ser a "melhor amiga" de sua cor de destaque. Se você estiver criando uma paleta de cores monocromática ou complementar, escolha uma versão mais clara de sua cor de destaque. Agora, se você estiver criando uma paleta de cores de parede análoga, escolha uma cor ao lado de sua cor de destaque na roda de cores. Por exemplo, se a sua cor de destaque é roxa, então você deve escolher um vermelho ou azul para a sua segunda cor.

Escolha suas cores neutras

Os neutros são uma parte importante de qualquer paleta de cores. Nesta etapa, você precisa escolher um branco e uma cor neutra dominante.

Branco: O branco que você escolher aqui será a cor branca padrão usada para acabamento, armários, móveis e tetos. Esta é uma preferência pessoal. O ideal é testar amostras de vários brancos no seu ambiente. Todos parecem brancos na loja de tintas, mas na parede ao lado um do outro, você verá a diferença nos tons.Por exemplo, se os subtons são quentes, então escolhi um branco com um leve amarelado, tornando-o um branco quente.

Cor neutra: Escolha uma cor neutra padrão. Esta será a sua cor neutra ideal para usar em todas as áreas conectadas de sua casa, como espaços abertos, corredores. Também é ótimo para armários e banheiros.

Ampliar sua paleta de cores

Uma boa regra para uma paleta de cores coerente é usar no máximo 5 cores distintas em toda a casa. Neste caso, um branco, um neutro e 3 cores. Mas, isso não significa que você está limitado a apenas 5 cores de tinta em sua casa. Por isso, aqui estão duas maneiras de estender sua paleta e seguir a regra das 5 cores distintas:

- Escolha mais cores que sejam uma versão em tonalidade (mais clara ou mais escura) das cores escolhidas.

- Escolha cores que combinem com um subtom da sua cor neutra e se encaixem em seu esquema de cores geral.

- Finalize com composições de quadros e artes com cores que estejam conectadas com todo o ambiente, você pode ser mais ousado ou mais discreto, a escolha é sua.

Vou deixar abaixo alguns ambientes bem trabalhados no estudo das cores, mas não se inspire demais, hein! Siga os passos que eu deixei e crie a paleta de cores perfeita para a sua casa.

Espero que tenham gostado! Preparei essas dicas com muito cuidado para vocês. Venham conversar comigo sobre paleta de cores e arquitetura, eu vou amar, meu instagram é o @juliamarinl.

Até a próxima pessoal!