18 de dezembro de 2025
Libertadores

Flamengo anuncia a demissão do técnico Renato Gaúcho

Por Marcos Eduardo Carvalho |
| Tempo de leitura: 2 min
O técnico do Flamengo, Renato Gaúcho

Renato Gaúcho não é mais técnico do Flamengo. O treinador imediatamente desligado do clube carioca no início da tarde desta segunda-feira (29), na reapresentação do time após a derrota para o Palmeiras na final da Copa Libertadores da América.

Assim, o treinador que foi contratado ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, não vai ter nem um ano à frente do clube da Gávea.

Contratado com status de estrela, no lugar de Rogério Ceni, que também foi demitido, Renato chegou a recuperar um pouco o time, mas acabou naufragando na semifinal da Copa do Brasil na semifinal.

Depois, no Campeonato Brasileiro, alternou altos e baixos e viu o Atlético Mineiro abrir 11 pontos de vantagem.

Agora, o treinador não comanda o Flamengo nem nos próximos quatro jogos do Brasileirão. Nesta terça-feira (30), o Flamengo encara o Ceará, a partir das 20h, no Maracanã, e se não vencer, o Atlético Mineiro será campeão sem entrar em campo.

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após conversa entre as partes, o técnico Renato Gaúcho não comanda mais o time principal”, disse a diretoria nas redes sociais.

Sob comando do técnico Renato Gaúcho, o Flamengo teve 72,8% de aproveitamento na temporada, com 28 vitórias, 8 empates e 5 derrotas.

Pressão

O trabalho de Renato Gaúcho já vinha sendo contestado desde a semifinal da Copa do Brasil, quando o Rubro Negro perdeu de 3 a 0 em casa para o Athletico Paranaense e acabou eliminado.

Na oportunidade, o treinador colocou o cargo à disposição, mas a diretoria não aceitou e ele seguiu no time. Naquela altura, o Flamengo já estava classificado para a final da Copa Libertadores.

Mas a insatisfação nos bastidores seguiu e, depois da derrota para o Palmeiras, no sábado (27), por 2 a 1, em Montevidéu, foi a gota d’água.

Inclusive, Renato conversou com os jogadores após jogo, chorou e falou em tom de despedida do clube.