Estudo realizado pela WILL (Women in Leadership in Latin America) apontou que 58% das empresas brasileiras traçaram políticas formais para a promoção da equidade de gênero, com metas claras e ações planejadas no ano de 2021.
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O levantamento foi feito com 138 empresas de médio e grande porte, em 42 setores da economia, incluindo comércio, serviço e indústria, no período de 2 de julho a 10 de setembro de 2021.
De acordo com Priscilla Branco, gerente de Relações Públicas e Reputação Corporativa do Ipsos (Instituto de pesquisas), três ações tiveram crescimento importante desde 2019.
“A primeira em relação a treinamento dos colaboradores, que são responsáveis pelas promoções, monitoramento da proporção de colaboradoras para verificar possíveis barreiras e entender quais são os empecilhos e o crescimento de metas para reduzir a proporção de quadros ocupados por homens”, disse.
Segundo o balanço, 53% das empresas conseguiram diminuir as disparidades salariais entre homens e mulheres por nível hierárquico, 67% estão contratando mais mulheres para cargos antes ocupados por homens e 62% contratando mulheres para cargos de nível hierárquico mais elevado.
Além disso, 70% das organizações contam com áreas específicas para garantir a implementação de ações voltadas à liderança feminina. Em 51% das empresas, foram estabelecidas metas para reduzir a proporção entre homens e mulheres em cargos de gerência ou executivos. Em 2019, essa fatia era de apenas um terço das empresas.