27 de dezembro de 2024
Júlia Mari

Biofilia, você sabe o que é?

Por Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté |
| Tempo de leitura: 2 min
Biofilia

Você sabia que existe uma área específica da arquitetura e do design focados em aperfeiçoar a relação pessoas x ambiente, afim de aproximar a natureza da rotina das pessoas? Você não imagina como esse assunto é importante, então leia até o fim e comece a mudança pela sua casa.

O design biofílico se inspira na natureza para trazer o mundo externo, considerando nosso impacto ambiental e influenciando positivamente o bem-estar de seus ocupantes, a soma de natureza + sustentabilidade + bem-estar é a essência da biofilia.

Bio.. o quê?

O termo Biofilia vem das palavras gregas bios, que significa vida e philia, que é amor, então juntas elas significam “amor pela vida”, bonito né? A palavra foi popularizada por Edward Wilson, que acredita que os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza.

A Biofilia é a necessidade que sentimos de estar em contato com a natureza e elementos naturais.

As vantagens de inserir a biofilia nos projetos arquitetônicos são inúmeras, como por exemplo: ela ajuda a reduzir o estresse, aumenta o bem-estar e estimula a criatividade. Além de aumentar a produtividade em ambientes corporativos, ser mais rentável em ambientes de varejo, reduzir o tempo de internação em espaços de saúde, e ajudar os alunos a se concentrarem mais em seus estudos, em ambientes educacionais. As vantagens são em todos os setores e campos da vida.

O design biofílico permite experiências diretas com a natureza.


Como aplicar?

No ambiente construído, as experiências diretas com a natureza referem-se a plantas, luz, água – qualquer aspecto que proporcione contato direto com elementos verdes. Pode até se incluído o movimento natural do ar, o que chamamos de ventilação cruzada. Essas são características que devemos trazer para os ambientes onde passamos várias horas do nosso dia.

— As plantas são benéficas porque são organismos vivos que respiram. Como dito anteriormente as plantas aumentam a criatividade, o desempenho e a produtividade – algo que queremos que sempre tenha em nossos ambientes de escritório e também domésticos.

— As vistas da natureza direta e a experiência da luz do dia também têm um forte impacto na psicologia ambiental. Existem estudos que comprovam que pacientes internados e que tinham vistas para a natureza e áreas verdes se recuperavam mais rapidamente do que aqueles que viam uma parede de tijolos. Com relação á iluminação, a natural é a mais benéfica para se ter nos ambientes.

— A água e o fluxo de ar também desempenham papéis fundamentais no design biofílico. Seja incorporando algum movimento de água na área interna ou adicionando fluxo de ar natural a um edifício, esses aspectos ajudam a completar o ambiente natural.

Levando a natureza para dentro do seu ambiente