25 de dezembro de 2024
Filipe Rosa

20 Bilhões de Dólares podem valer quase nada

Por Filipe Rosa, sócio da Capitólio Investimentos e fundador da ComCiência Educacional @sejacomciencia |
| Tempo de leitura: 1 min
Dólar Zimbabuano

Ok, parece uma quantia razoável de capital, certo? Uma fortuna para deixar uma família toda tranquila durante gerações e gerações… Certo? Talvez não.

O Zimbábue, país localizado na região central do continente africano, nos prova que 20 Bilhões de Dólares podem valer quase nada!

Por uma série de desgovernos e desequilíbrios que os livros de história podem explicar muito melhor que este autor, a moeda do Zimbábue, o Dólar Zimbabuano, sofreu uma desvalorização absurda advinda de um período inflacionário violento.

Em 2015, ter 175 quadrilhões de Dólares Zimbabuanos (175.000.000.000.000.000) equivalia a ter 5 Dólares Americanos (USD). Em 2008 a inflação no Zimbábue bateu impressionantes 231.000.000%. Lembrando que a inflação no Brasil, no auge do período hiperinflacionário, chegou a bater algo próximo a 500% ao ano.

Qual a razão de tudo isso? Na essência? Falta de responsabilidade fiscal, falta de independência dos Bancos Centrais, impressão de papel moeda…

Essa semana temos COPOM, reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil e, ao que tudo indica, os Juros irão subir para conter a inflação. Que ótimo, não? Isso afasta o fantasma da hiperinflação e da perda do poder aquisitivo da moeda.