Um portal afiliado à rede
17 de maio de 2024

Filipe Rosa

É de Bonificação que a gente gosta!

Por Filipe Rosa, sócio da Capitólio Investimentos e fundador da ComCiência Educacional @sejacomciencia
16/02/2022 - Tempo de leitura: 2 min

Dinheiro

Você, fã da música sertaneja, pode ter pensado "Toma aqui uns 50 reais", mas com toda licença à Naiara, Maiara e Maraísa, hoje não é desse tipo de Bonificação que falaremos!

No mercado de capitais, uma Bonificação de Ações é um procedimento através do qual o acionista de determinada empresa ganha ("de grátis") mais ações daquela companhia como uma espécie de bônus.

A empresa pode decidir realizar essa bonificação por algumas razões, como aumentar a liquidez do papel, deixar as ações a preços mais acessíveis para negociação ou aumentar o seu próprio capital social, por exemplo. A Bonificação é uma vantagem que a companhia dá a quem já é seu acionista em determinada data, de modo a não deixar sua participação ser dissolvida em decorrência do aumento do número de ações em circulação no mercado.

Preciso de alguma atenção especial durante uma Bonificação? Sim! Um dos principais pontos de atenção é o seu Preço Médio. Ele será alterado e precisa ser recalculado corretamente para que você, acionista, mantenha um correto controle sobre lucros/prejuízos e também possa informar à Receita Federal os dados corretos de seu patrimônio no momento da Declaração de IR.

A Bonificação de Ações mais recente anunciada ao mercado é a de Bradesco (código na bolsa BBDC3 e BBDC4). Ainda em trâmite de aprovação pelo Banco Central, mas, assim que aprovada, irá beneficiar seu acionista em +10% de ações. Ou seja, se tenho 100 ações, ganharei mais 10 papéis.

Toda comunicação oficial de empresas de Capital Aberto (listadas em bolsa) são realizadas através de documentos chamados Fatos Relevantes, encontrados em suas páginas de RI (Relação com Investidores). O Fato Relevante onde o Bradesco comunicou a Bonificação está neste link.

Do ponto de vista dos Juros Compostos, a Bonificação é um processo MARAVILHOSO. Quase tudo que é pago ao acionista leva em conta a quantidade de ações que se tem em carteira. Logo, se tenho mais papéis em carteira, receberei mais Dividendos, por exemplo.

Longo Prazo e Paciência!