07 de janeiro de 2025
Elizabeth Werneck

5 melhores vinícolas que você precisa conhecer

Por Elizabeth Werneck, autora do blog de viagem e turismo elizabethwerneck.com |
| Tempo de leitura: 5 min
5 melhores vinícolas que você precisa conhecer

A cada ano sai uma lista sobre as melhores vinícolas do mundo - os melhores lugares para provar vinhos incríveis e aprender sobre vinificação e cultivo de uvas. Muitos também oferecem excelentes paisagens e vistas, restaurantes e lugares para se hospedar. Aqui neste texto vou te contar sobre 5 das melhores do mundo. 

O enoturismo atrai milhares de visitantes todos os anos

Os resultados do concurso são resumidos de acordo com os resultados da votação por 500 especialistas em vinho, sommeliers e jornalistas, cada um dos quais é um especialista no cenário internacional do vinho ou do turismo.

Normalmente, as listas anuais com as 50 melhores abrangem os cinco continentes, que costumam se revezar em pouco menos de 20 países e vira e mexe inclui novos nomes. 

Alguns deles são muito famosos - lugares imperdíveis nas regiões vinícolas mais prestigiadas do mundo: Château d'Yquem, Château Margaux, Toscana, Bordeaux, etc. Outros, pelo contrário, irão inspirá-lo a explorar uma nova região. Novos destinos na lista incluem Japão, Bulgária e Índia!

A variedade do Top 50 é incrível. Há maravilhas arquitetônicas modernas, antigas adegas protegidas pela UNESCO, restaurantes com estrelas Michelin e pequenas vinícolas familiares, onde os próprios proprietários guiam as visitas.

Muitas das vinícolas da lista também oferecem algo fora do comum, como um passeio pela vinha, piqueniques e tapas em meio a uma coleção de carros clássicos lindamente restaurados, obras de arte no nível de Pablo Picasso, aulas de culinária em uma lareira aberta . A escolha é sua. A lista completa pode ser vista em www.worldsbestvineyards.com, mas aqui vamos nos limitar aos cinco primeiros.

1. Zuccardi Valle de Uco

O melhor vinhedo do mundo e da América do Sul.

País: Argentina

Região: Vale do Uco

Características: Vinhos deslumbrantes das terras altas; enorme adega, restaurante Piedra Infinita Cocina

Enólogo: Sebastian Zuccardi

Estilo do vinho: Malbec expressando o terroir calcário do alto vale do Uco.

Zuccardi Valle de Uco em Mendoza foi por dois anos consecutivos o número um na lista dos melhores vinhedos do mundo, permanecendo um dos lugares mais magníficos para se visitar, com paisagens andinas tão perfeitas quanto a arquitetura da vinícola e os vinhos das terras altas de Sebastião Zucardi.

Localizadas a uma altitude de cerca de 1100 metros acima do nível do mar na planície do rio Tunuyan, as vinhas da propriedade Zuccardi expressam a diversidade característica dos solos calcários da região de Paraje Altamira.

2. Bodega Garzón

País: Uruguai

Região: Maldonado

Características: Restaurante com curadoria de Francis Mallmann, chef especializado em cozinha tradicional da Patagônia; vinhos inovadores do Uruguai

Enólogo: Alberto Antonini

Estilo de vinho: Vinhos tintos e brancos do Novo Mundo (especialmente Tannat)

Site: https://bodegagarzon.com

A Bodega Garzón, uma das vinícolas mais inovadoras da América do Sul surgidas na última década, continua abrindo caminho para o sucesso tanto em termos de qualidade de seus vinhos quanto de experiência para os enoturistas.

Localizado em Maldonado, ao norte da elegante cidade litorânea de Punta del Este, o projeto de US$ 85 milhões agora oferece um complexo hoteleiro de luxo, o mais novo clube privado da América do Sul e uma gama de vinhos de classe mundial supervisionada pelo ex-enólogo Antinori - Alberto Antonini e um restaurante administrado pelo lendário chef Francis Mallmann.

3. Domane Wachau

A melhor vinha da Europa.

País: Áustria

Região: Wachau

Destaques: Vinhas rochosas reconhecidas pela Unesco, palácio barroco

Enólogo: Heinz Frischengruber

Estilo de vinho: Riesling e Grüner Veltliner

Site: https://www.domaene-wachau.at/weine-mit-charakter/

Existem cooperativas vitivinícolas e existem cooperativas vinícolas. O Domaine Wachau ocupa o primeiro lugar na Europa graças ao seu labirinto de adegas de 300 anos, seu castelo barroco e sua propriedade de cada um dos principais vinhedos de Wachau listados como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Nos últimos 15 anos, sob a orientação do experiente diretor administrativo Roman Horvath MW e do enólogo Heinz Frischengruber, esta vinícola histórica se estabeleceu como um destino de vinhos imperdível e de qualidade. Se você planeja visitar a região do Danúbio, certifique-se de instalar um GPS na vila de Dürnstein.

4. Montes

País: Chile

Região: Vale de Colchagua

Destaques: Restaurante Fuegos de Apalta, com curadoria de Francis Mallmann, chef especializado em cozinha tradicional da Patagônia, uma vinícola construída de acordo com os princípios do feng shui

Enólogo: Aurélio Montes

Estilo do Vinho: Vinhos tintos do Novo Mundo encorpados

Site: http://www.monteswines.com

Ao visitar a bela adega de Montes, você pode experimentar uma incrível sensação de paz. Talvez esta seja a vinícola Finca de Apalta, cercada pelos vinhedos de Carmenère e construída em 2004 de acordo com os princípios do feng shui. Talvez sejam as vibrações que emanam da adega onde amadurecem os vinhos de Aurelio Montes ao som do canto gregoriano. Talvez uma vista divina do Vale de Apalta ao redor e dos mais de 400 hectares de floresta local de propriedade e protegida por Montes. Muito provavelmente, é a combinação de todos esses fatores que faz de Montes um dos destinos vitivinícolas mais atraentes do Chile.

5. Vinícola Robert Mondavi 

País: EUA

Região: Vale do Napa

Destaques: Historic To Kalon Vineyard, um popular festival anual de verão

Enólogo: Genevieve Janssens

Estilo de vinho: Foco em Cabernet Sauvignon e Sauvignon Blanc, combinando sofisticação francesa e concentração californiana

Site: https://www.robertmondaviwinery.com/

Depois de coletar sua primeira colheita em 1966, Robert Mondavi escolheu o histórico vinhedo To Kalon em Oakville para realizar sua fantástica visão de criar vinhos californianos que combinassem com os melhores da França.

Plantado pela primeira vez em 1868, o To Kalon é conhecido há muito tempo por produzir alguns dos melhores Cabernet do mundo, e seu Sauvignon Blanc é considerado o mais antigo da América. Após mais de 50 anos de aprimoramento e inovação, a Robert Mondavi Winery agora se estabeleceu firmemente como uma das principais vinícolas do mundo - e um destino incomparável para os amantes do vinho que desejam explorar os prazeres epicuristas de Napa.

Conclusão: Vale a pena visitar as melhores vinícolas do mundo?

Como tudo na vida, depende. Se você gosta muito de viajar e, principalmente, fazer enoturismo, aí vale a pena você viajar para visitar essas vinícolas. 

Mas saiba que aqui no Brasil mesmo temos vinícolas incríveis no sul do Brasil e até mesmo no nordeste e na Serra da Mantiqueira, bem perto do Vale do Paraíba.

Dessa forma, se você quer começar a fazer enoturismo, pode começar visitando as vinícolas mais perto de casa, que tal? 

Para mais dicas de enoturismo, acesse Elizabeth Werneck