22 de dezembro de 2025
Política

Amazônia marca a festa daPadroeira 2019 na Basílica

Por Xandu Alves@xandualves10 |
| Tempo de leitura: 2 min
Anúncio. Padres Eduardo Catalfo, reitor do Santuário, e Renan Rangel, reitor do Seminário Bom Jesus

Com o tema 'Com Maria: escolhidos e enviados em missão', a festa de Nossa Senhora Aparecida de 2019, no Santuário Nacional, será marcada pela vocação missionária da Igreja Católica e pela Amazônia.

Ambos são considerados "temas fundamentais" e inspiração para a novena preparatória e para a grande festa. A Amazônia também será lembrada na decoração artística da festividade.

O Santuário Nacional espera receber 245 mil peregrinos no sábado e domingo da festa, em 12 e 13 de outubro --180 mil só no sábado.

"A moral social da Igreja ensina que não é possível separar fé e vida. Fé é sempre em função da defesa da vida", explica padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional, sobre a inclusão da Amazônia no tema da festa.

Segundo ele, a floresta será lembrada em função do Sínodo da Amazônia, convocado pelo papa Francisco para o final de outubro.

Os desmatamentos e as queimadas recordes na Amazônia neste ano e a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), criticada dentro e fora do país, devem aparecer indiretamente nas reflexões para a festa.

"Amazônia é uma questão difícil para todos, não só para a Igreja, mas para os poderes públicos. Temos acompanhado a dificuldade do governo em resolver o problema dos incêndios", afirmou Catalfo.

SEM CONFRONTO.

Para o padre Renan Rangel, reitor do Seminário Bom Jesus, da Arquidiocese de Aparecida, não há tentativa de confronto do papa e da Igreja com "qualquer governo" com relação ao Sínodo da Amazônia, o que também vale para a inclusão da floresta no tema da festa da Padroeira.

"A tentativa da Igreja com o Sínodo da Amazônia é trazer a discussão de um tema que interessa à humanidade. Os temas ambientais interessam a todos nós e são trazidos à luz, para saber como podemos ajudar, como tomar postura."

E completou: "O sínodo é pastoral, é da Igreja, mas também como essas questões pastorais se aplicam na nossa vida prática".

A novena preparatória da festa começa em 3 de outubro com reflexões sobre o caráter missionário da cristandade, tema que ganha destaque com a proclamação de outubro como "mês missionário extraordinário", segundo definiu o papa Francisco..