24 de dezembro de 2025
Viver

RETRATO DE GUERRA

Por Da redação@jornalovale |
| Tempo de leitura: 2 min
pRÊMIOS. Filme já garantiu três Globos de Ouro, o que o faz um dos favoritos do Oscar 2020

Fazer um filme de guerra em plano-sequência parece uma missão impossível, mas Sam Mendes conseguiu e ainda faturou dez indicações ao Oscar pelo feito.

"1917" é um filme gravado de forma desafiadora em um cenário desafiador. No cinema, o plano-sequência registra a ação de uma sequência inteira, sem cortes.

O diretor Sam Mendes, que já ganhou o prêmio na categoria Melhor Diretor pelo filme "Beleza Americana", decidiu encarar o desafio depois de descobrir uma das batalhas da Primeira Guerra Mundial que se passou em 1917. Nela, uma área inteira dominada pela guerra foi simplesmente destruída por soldados alemães.

Inspirado pela história, Mendes decidiu montar uma trama em que dois soldados britânicos, interpretados pelos atores George MacKay e Dean-Charles Chapman, são encarregados de uma missão aparentemente impossível.

Os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1600 colegas de batalhão.

Na Primeira Guerra Mundial, o termo "terra de ninguém" indicava o espaço entre as trincheiras os países em guerra. Esse território não era controlado por nenhum dos lados combatentes, era um lugar neutro no campo de batalha.

A terra de ninguém era uma área muito perigosa porque não fornecia nenhuma cobertura que as trincheiras proporcionavam. No entanto, soldados eram forçados a avançar nela quando avançavam, e os responsáveis pela evacuação de feridos precisavam atravessá-la para transportar os soldados para tratamento.

"A Primeira Guerra Mundial é um acontecimento pouco retratado na mídia, pois ser um pouco estática. Contudo, quando aprendi essa parte da história, sabia que era um filme possível de se fazer", disse o diretor Sam Mendes.

O roteiro foi escrito já pensado em ser adaptado para um filme em plano-sequência, o que o fez a dificuldade de produção do filme muito maior do que a de um filme filmado de forma convencional. A produção já garantiu dois prêmios importantes, dois Globos de Ouro, três Critic's Choice Awards 2020, um Directors Guild Awards 2020 e um Producers Guild Awards 2020.

Já aclamado, o filme é um dos favoritos a ganhar o Oscar de Melhor Filme, principal categoria da Academia..