São José dos Campos recebe a exposição imersiva em comemoração aos 30 anos de Castelo-Rá-Tim-Bum. São mais de 20 cenários e espaços temáticos em uma área de 600 m², que recriam os principais ambientes da série, sucesso da TV brasileira durante os anos 1990.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A atração foi inaugurada na última quinta-feira (18) com a presença de Álvaro Petersen, ator, dublador, manipulador de bonecos e músico, que deu vida a dois personagens marcantes do Castelo: a cobra Celeste e o rato Godofredo.
Durante a inauguração, Petersen falou a OVALE sobre a emoção de reencontrar um trabalho que atravessou gerações e continua despertando carinho no público.
“Eu acho que o sentimento é de gratidão. Gratidão, porque eu me sinto privilegiado de poder ter feito esse projeto 33 anos atrás. Quando você está bem mais jovem e querendo fazer alguma coisa junto com muita gente que está a fim de fazer uma coisa em que você acredita, que você gosta, em que você dá o melhor de você, eu acho isso um privilégio. E eu sinto hoje a mesma coisa em poder estar aqui falando de algo que eu fiz, que é como se eu tivesse feito ontem”, afirmou.
Álvaro Petersen- OVALE/Luyse Camargo
A cobra Celeste é uma das personagens mais lembradas do programa. Petersen falou sobre como foi selecionado para participar do projeto e como criou a voz e a personalidade da cobra cor-de-rosa.
“Eu tive que fazer um teste no meio de várias manipuladoras de bonecos. Gostaram muito da minha manipulação e aí eu fui tentando achar uma voz para a Celeste. Achar uma voz que me agradasse mais. E aí achei essa voz que o Cao (diretor artístico) curtiu. A gente tinha muita liberdade para criar. Quando eu observei que tinha uma cobra desse tamanho numa árvore, no centro da árvore, eu falei: ‘Bom, ela tem que ser lenta e ela também é uma ranzinza, descuidada de tudo o que está em volta.’ E isso me ajudou a construir a personagem", relembrou.
Telespectadores viam apenas a cobra surgindo entre os galhos da árvore do Castelo, mas, nos bastidores, a rotina era intensa, apesar de prazerosa.
“A gente começava a gravar de manhã e ia até o final do dia. Sempre muito prazeroso. Era intensa porque era de segunda a sábado, o dia todo. Eu realmente estava dentro da árvore e ficava ali horas. O dia inteiro praticamente dentro da árvore. Muitas vezes acabava a gravação e me esqueciam lá dentro, porque eu não podia sair para olhar, porque vai que estava gravando", contou, aos risos.
As gravações aconteciam com a manipulação e a voz executadas ao mesmo tempo.
“Os bonecos que a gente faz, a nossa técnica é de manipulação e voz ao mesmo tempo. A gente não coloca a voz depois. Então é o microfone com a gente. Além de tudo, você tem que controlar a voz e a respiração.”
Outro aspecto destacado pelo artista foi a identidade visual do programa, considerada revolucionária para a televisão infantil brasileira da época.
“A estética foi toda pensada pelos diretores de arte. O castelo é todo Gaudí. Ele fugiu da estética da Idade Média, daqueles castelos da Branca de Neve, do Walt Disney, e foi para uma estética muito mais orgânica e muito mais atemporal. É tudo Art Nouveau, que é uma estética atemporal, sempre vai ser agradável.”
Para ele, essa escolha ajudou a manter a produção atual mesmo três décadas após sua estreia.
Ao falar sobre sua trajetória, Álvaro faz questão de lembrar que há muito mais por trás da personagem que marcou a infância de milhões de brasileiros. “Você precisa descobrir quem é Álvaro Petersen por detrás da cobra”, brincou.
Com quase quatro décadas de carreira, ele acumula experiências no teatro, na manipulação de bonecos, na dublagem e na música. Atualmente morando em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, ele mantém uma forte ligação com a região. “Depois da pandemia, definitivamente estou morando lá. Eu escolhi a região porque gosto muito daqui.”
Na música, Petersen segue um caminho autoral voltado à MPB com influência pop. Seus dois álbuns lançados são 'O Pirata' e 'Novo Jeito', disponíveis nas plataformas de streaming.
A exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos segue aberta ao público até 9 de agosto no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos, reunindo memórias, cenários e personagens que conquistam o imaginário de diferentes gerações. São figurinos originais, objetos de cena, maquetes, vídeos, réplicas e espaços instagramáveis para fotos, além de uma loja com produtos licenciados.
O shopping fica na avenida Andrômeda, nº 227, no bairro Jardim Satélite, em São José dos Campos.
Clique aqui para adquirir ingressos.