05 de fevereiro de 2026
OPERAÇÃO NO VALE

Veja como funciona esquema de fraudes investigado pela PF em SJC

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4), a Operação German Parking, em São José dos Campos, para desarticular um esquema de fraudes bancárias que causou prejuízos à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. A investigação apura a atuação de uma associação criminosa especializada em golpes financeiros.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Durante a operação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de um casal apontado como líder do grupo criminoso. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Federal de São José dos Campos.

Segundo a Polícia Federal, o esquema consistia na abertura fraudulenta de contas em bancos digitais, por meio do uso de documentos falsos e artifícios ilegais. Essas contas eram utilizadas para movimentações financeiras irregulares, principalmente por meio de pagamentos de boletos bancários emitidos a partir de múltiplas contas, dificultando o rastreamento do dinheiro.

As investigações também identificaram o uso de cartões pré-pagos para ocultar valores e movimentar recursos de origem ilícita. Além disso, a PF apurou a aquisição de imóveis em nome dos investigados, indicando uma evolução patrimonial incompatível com a renda declarada, o que reforça a suspeita de lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, os crimes investigados incluem furto mediante fraude, praticado por meio de dispositivo eletrônico ou informático, e associação criminosa. O material apreendido será analisado e pode levar à identificação de outros envolvidos no esquema.

A Operação German Parking segue em andamento, e novas diligências não estão descartadas.