O Procon de Taubaté divulgou, nesta terça-feira (20), um levantamento detalhado comparando os preços de materiais escolares para o ano letivo de 2026. A pesquisa revela que a diferença de valores para o mesmo produto, em compras à vista, pode ultrapassar os 1.180%.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O levantamento foi realizado nos dias 13 e 14 de janeiro em sete lojas do município: Kalunga, Livraria Leitura, Lojas Americanas, Papelaria Iracema, Papelaria Rabisco, Papelaria Tanby e Pirueta Premium.
Em média, a variação geral entre o menor e o maior preço encontrado foi de 115%.
Os fiscais registraram que o giz de cera custa 12 vezes mais em certas lojas. O item referência foi o Giz de Cera "Meu 1º Giz" (6 cores). Enquanto em um estabelecimento o produto era vendido por R$ 2,50, em outro o valor chegava a R$ 32, uma diferença exata de 1.180%.
Confira os itens com maior variação:
O resultado da pesquisa reforça a necessidade do consumidor pesquisar antes de finalizar a compra para proteger o bolso.
Para evitar prejuízos, o Procon de Taubaté recomenda cinco passos fundamentais para pais e responsáveis: