A cidade de São José dos Campos registrou cerca de 1,3 mil descargas elétricas durante a chuva que atingiu o município na tarde desta terça-feira (13). O dado foi contabilizado pelo ELAT, laboratório ligado ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e é considerado elevado para um intervalo de tempo relativamente curto.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O pico de raios coincidiu com o envio de um alerta severo de chuva forte emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. A notificação foi disparada diretamente para os celulares da população por meio do sistema cell broadcast, conhecido como Defesa Civil Alerta, que aparece bloqueando a tela do aparelho e não depende de aplicativo ou mensagem SMS.
Até a última atualização, não havia registro de ocorrências graves relacionadas ao elevado número de descargas elétricas no município. Ainda assim, as autoridades orientam que a população permaneça atenta a novos comunicados oficiais, especialmente em dias de calor intenso e pancadas de chuva típicas do verão.
Segundo o ELAT/INPE, volumes elevados de raios concentrados em curto período aumentam o risco de transtornos durante temporais, principalmente quando há chuva forte, rajadas de vento e rápida variação na intensidade das nuvens. Em situações como essa, a recomendação é evitar áreas abertas e buscar abrigo em locais seguros.