Recorde de temperaturas em 2026: o Vale do Paraíba voltou a registrar calor intenso nesta segunda-feira (12/01), com destaque para Cachoeira Paulista, que marcou 36,8°C em medição oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no terceiro dia seguido de novas máximas do ano em 2026.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Os números abaixo consideram termômetros oficiais do Inmet nas estações que monitoram a região. O padrão segue típico de verão: calor durante o dia e chance de instabilidade no fim de tarde.
Veja os principais registros desta segunda-feira (12/01), com comparação dos dois dias anteriores (10/01 e 11/01):
Cachoeira Paulista: 36,8°C (maior temperatura do ano) — dia 10: 35,0°C | dia 11: 36,1°C.
Campos do Jordão (Serra da Mantiqueira): 28,5°C (dia mais quente do ano) — dia 10: 27,2°C | dia 11: 28,2°C.
Taubaté: 35,6°C (não foi a maior do ano) — dia 10: 35,7°C | dia 11: 35,7°C.
São Luiz do Paraitinga: 33,9°C — dia 10: 33,6°C | dia 11: 34,0°C.
Para comparar com os primeiros picos do ano e entender a sequência de calor, veja também: Vale do Paraíba tem dia mais quente do ano, com temperaturas de quase 36°C e Temperaturas no Vale do Paraíba superam 36°C e semana terá calor e temporais.
Em dias com mais presença de sol e menor cobertura de nuvens, o aquecimento acelera ao longo da tarde — especialmente em áreas de vale e baixada. Já na Serra da Mantiqueira, como em Campos do Jordão, as máximas tendem a ser mais amenas, mas ainda assim podem bater recordes do ano em períodos de calor persistente.
Na terça-feira (13/01), o cenário de recorde de temperaturas em 2026 perde força em alguns pontos, mas o padrão segue parecido: calor durante o dia e instabilidades no fim de tarde. A previsão indica mínima de 23°C e máxima de 35°C. A umidade mínima deve ficar em torno de 41%, com previsão de pancadas de chuva de até forte intensidade.
Quarta-feira: manutenção do calor e retorno de trovoadas no Vale do Paraíba.
Quinta-feira: tendência de chuva muito forte em pontos da região.
Sexta-feira: cenário com trovoadas e risco de pancadas localmente intensas.
Temperaturas no Vale do Paraíba: frente fria pode reforçar as chuvas no domingo e na segunda (19/01)
No fim do período, a projeção indica a chegada de uma frente fria e o reforço das chuvas entre domingo e segunda (19/01), o que pode aumentar volumes e ampliar o risco de transtornos. Para entender como esses padrões de chuva forte têm sido monitorados, veja: Defesa Civil alerta de tempestades no Vale do Paraíba e no Litoral Norte e Previsão é de chuva forte no Vale do Paraíba e Litoral Norte nos próximos dias.
Temperaturas no Vale do Paraíba: cuidados com calor e temporais
Hidratação: beba água ao longo do dia, mesmo sem sede.
Evite o pico de sol: reduza exposição entre 10h e 16h.
Cuidados com idosos e crianças: maior risco com calor intenso e sensação de abafamento.
Antes do temporal: evite ficar sob árvores e não atravesse ruas alagadas.
Em caso de risco: acione a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).