27 de dezembro de 2025
ÁGUA

Prefeitura decreta emergência em Caçapava com falta de água

Por Jesse Nascimento | Caçapava
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Cidade enfrenta crise de abastecimento

A Prefeitura de Caçapava decretou, nesta sexta-feira (26), situação de emergência hídrica nível 1 nas áreas afetadas pela falta de abastecimento de água potável no município. A medida foi adotada em razão de falhas no fornecimento pela Sabesp e terá validade de 180 dias.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O decreto busca acelerar a adoção de medidas para reduzir os impactos do desabastecimento, especialmente em meio às altas temperaturas registradas na região. Nos últimos dias, moradores têm relatado torneiras secas e intermitência no fornecimento de água em diversos bairros da cidade.

Segundo a Prefeitura, a decisão foi motivada pela combinação de dias consecutivos de desabastecimento, atribuídos a problemas no sistema da concessionária, e pelo calor intenso, cenário que compromete diretamente a hidratação da população, a higiene pessoal e o preparo de alimentos. O texto do decreto também aponta risco à saúde pública durante o período de temperaturas extremas e faz referência à classificação de desastres (COBRADE) relacionada à onda de calor.

O que muda.

Com a decretação da situação de emergência hídrica nível 1, fica autorizada a mobilização de órgãos municipais para atuar de forma suplementar à concessionária, com o objetivo de garantir o atendimento da demanda de água potável nas áreas atingidas. De acordo com o decreto, a logística de atendimento permanece centralizada junto à Sabesp.

Compras e contratações.

O decreto também permite que a Administração Pública adote procedimentos mais ágeis para contratações e aquisições necessárias ao enfrentamento da situação, desde que dentro das hipóteses legais previstas, facilitando ações emergenciais para atendimento da população.

Áreas abrangidas.

A situação de emergência hídrica nível 1 vale para as regiões do município afetadas e formalmente registradas junto à Sabesp. Na prática, o decreto se aplica às áreas que apresentam falhas de abastecimento identificadas e acompanhadas pela concessionária.