Um vídeo que circula nas redes sociais nos últimos dias mostra uma discussão entre banhistas e uma guarda-vidas na Praia Grande, em Ubatuba, no Litoral Norte.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O caso ocorreu em novembro, mas só ganhou ampla visibilidade agora, após divulgação na internet. No vídeo, banhistas questionam e desconsideram orientações repassadas pela profissional durante o exercício da função.
Em nota oficial, o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) repudiou a conduta dos envolvidos. Segundo o órgão, o desrespeito foi direcionado à atuação profissional de uma guarda-vidas temporária, responsável por ações de prevenção e segurança no local.
Ainda de acordo com o GBMar, embora a guarda-vidas não apareça nas imagens, a discussão teve como alvo uma mulher que atuava para a preservação de vidas. O grupamento destacou que ignorar orientações técnicas pode colocar pessoas em risco e comprometer a prevenção de acidentes no ambiente marítimo.
O comunicado também aponta que o episódio representa desrespeito a profissionais de segurança pública e reforça a importância de seguir as recomendações repassadas por guarda-vidas, especialmente em períodos de grande movimento nas praias. O GBMar alertou que a recusa em obedecer às orientações pode resultar em situações de perigo.