26 de dezembro de 2025
TIROS

Jovem é baleado em abordagem da GCM em SJC; estado é grave

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Homem foi atingido por tiros

A Polícia Civil investiga um caso de lesão corporal grave registrado na madrugada de Natal, no bairro Jardim Jussara, em São José dos Campos. A ocorrência foi comunicada na manhã de quinta-feira (25) e não tem, até o momento, autoria identificada.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com o boletim de ocorrência, o jovem Kauê Ryan Barbosa da Fonseca, de 22 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo por volta da 1h15, na rua Francisco Rodrigues de Moraes. A vítima sofreu ferimentos considerados graves e gravíssimos, com risco à vida e possibilidade de perda ou comprometimento permanente de função, segundo a classificação registrada pela Polícia Civil.

O pai do jovem, Everton Luiz Rosas da Fonseca, procurou a delegacia e relatou que o filho estava saindo com irmãos em motocicletas quando uma equipe da Guarda Civil Municipal teria acionado sirenes e iniciado uma perseguição. Ainda segundo o relato, Kauê teria se assustado e fugido, momento em que, de acordo com a versão apresentada, os agentes efetuaram disparos.

O declarante afirmou que saiu à procura do filho e o encontrou caído em frente a uma oficina mecânica da região, com ao menos três ferimentos nas costas provocados por tiros. Ele também relatou que os guardas permaneceram no local, mas não teriam prestado socorro imediato. Diante da situação, o próprio pai colocou o jovem em um veículo particular e o levou ao Hospital da Vila Industrial, onde a vítima segue internada em estado grave.

Ainda conforme o boletim, o local não foi preservado, o que inviabilizou a realização de perícia técnica. Um exame do IML (Instituto Médico Legal) foi requisitado para a vítima hospitalizada. O pai informou ainda que conseguiu fotografar duas viaturas da GCM presentes na ocorrência, cujas imagens foram anexadas ao registro policial.

O caso foi registrado como lesão corporal grave e gravíssima e encaminhado para investigação pela delegacia responsável pela área dos fatos. A Polícia Civil apura as circunstâncias da ocorrência.