O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai se afastar do comando do Palácio dos Bandeirantes por 17 dias, entre 26 de dezembro e 11 de janeiro de 2026. Durante o período, o vice-governador paulista, Felicio Ramuth (PSD), ex-prefeito de São José dos Campos, assume interinamente o governo do Estado.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O pedido de afastamento foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (23). A licença foi formalizada por meio de um ofício enviado por Tarcísio ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado André do Prado.
No documento, o governador comunica a saída temporária do cargo para uma viagem ao exterior por motivo de interesse particular.
De acordo com informações do governo estadual, Tarcísio viajará aos Estados Unidos, onde passará férias com a família. O Palácio dos Bandeirantes não divulgou detalhes sobre o roteiro, custos da viagem ou eventuais despachos administrativos durante o período de afastamento.
Também não há previsão de compromissos oficiais do governador enquanto estiver fora do país.
Tarcísio de Freitas deve reassumir o governo em 12 de janeiro de 2026, data que marca o início do último ano de seu mandato à frente do Estado de São Paulo. O governador tem sido citado em articulações políticas e eleitorais, inclusive como um dos cotados para representar a direita no embate contra o presidente Lula (PT) pela Presidência da República, e já declarou publicamente a intenção de disputar a reeleição ao governo de São Paulo.