26 de dezembro de 2025
OVALE CAST ESPECIAL

Padre do Vale em Nazaré: ‘Não precisa de muito para ser feliz'

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Basílica da Anunciação, em Nazaré, onde celebra o padre Sóstenes

A simplicidade é o segredo da felicidade.

É o que propõe o padre Sóstenes Vieira do Monte Chaves, 43 anos, missionário da Canção Nova que deixou o Vale do Paraíba para morar e trabalhar em Nazaré, na Terra Santa. Em entrevista ao OVALE Cast Especial de Natal, ele conta como é viver o Natal nos lugares sagrados de Jerusalém e região.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Há cerca de 10 anos na Terra Santa, Sóstenes admite que muita coisa mudou em sua vida, principalmente a certeza de que não é preciso muito para ser feliz.

“Então, mudou muita coisa. Eu começo dizendo da simplicidade. Descobri que a gente não precisa de muita coisa para ser feliz”, disse.

“Eu gosto muito da Basílica de Nazaré, não é só porque eu moro aqui, mas quando ela foi construída ou concluída em 1969, fez a inauguração, obviamente, e nós chegamos hoje em 2025 e a gente entra lá e vai ver um bocado de vários buraquinhos assim redondinhos e uma parte enorme assim em cimento ainda. E aí você pergunta: ‘Mas por quê? É chique? O que é isso aqui?’ Não, é porque não teve dinheiro para terminar. Ficou daquele jeito ali”, contou o sacerdote.

Aí a gente olha para um lugar, um dos lugares mais importantes do Cristianismo, como a gente falou, que é a gruta e o que tem lá? Uma gruta, é uma pedra, é muito simples. E você pensar que nesse lugar tão simples todos os dias acontece esse grande milagre da Eucaristia, que não foi só lá atrás, mas Jesus continua se encarnando em cada missa, no altar, e vê que tantas pessoas experimentam Deus nessa simplicidade, isso me chama a ser cada vez mais simples. Não precisa de muito badulaque para a gente ser feliz de verdade. Então, eu digo essa simplicidade”, completou.