06 de dezembro de 2025
TRAGÉDIA

Polícia investiga morte de mulher na recepção do HMUT

Por Jesse Nascimento | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Marcela Santos Miguel da Conceição, de 30 anos

A morte de uma mulher na recepção do HMUT (Hospital Municipal Universitário de Taubaté) é investigada pela Polícia Civil. Marcela Santos Miguel da Conceição, de 30 anos, morreu após passar mal na recepção da unidade, na manhã desta sexta-feira (28), depois de procurar atendimento por fortes dores abdominais.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

De acordo com o boletim de ocorrência, Marcela começou a se sentir mal no domingo (23), quando procurou atendimento na UPA Santa Helena, em Taubaté. Na ocasião, recebeu diagnóstico de pedra nos rins, considerada pequena pelos médicos, e foi medicada para tentar a expulsão natural do cálculo.

Na quarta-feira (26), ainda com dores, a vítima retornou à mesma Unidade de Pronto Atendimento, onde realizou novos exames e recebeu medicação mais forte para seguir o tratamento em casa.

Já na quinta-feira (27), após notar inchaço abdominal, Marcela procurou a UPA Central. Ela foi novamente medicada, recebeu orientações e foi liberada para continuar o acompanhamento em casa, segundo consta no boletim de ocorrência.

Na manhã de sexta-feira (28), com dores intensas e o abdômen bastante inchado, Marcela foi levada pela mãe ao HMUT. Na recepção, recebeu um documento e foi orientada a se dirigir a outro setor do hospital, onde relatou novamente os sintomas. No local, porém, ouviu que o atendimento era voltado apenas para casos de ginecologia e obstetrícia e foi orientada a procurar a UPA San Marino.

Diante da impossibilidade de deslocamento imediato e da piora do quadro, a mãe acionou o Samu para transporte até uma unidade de pronto atendimento. Antes da chegada da ambulância, Marcela perdeu os sentidos na recepção do HMUT. Quando os socorristas chegaram, constataram que ela já estava sem vida. A Polícia Militar foi acionada e o caso foi registrado como morte suspeita.

Outro lado.

Por meio de nota, o HMUT lamentou o falecimento de Marcela dos Santos Miguel da Conceição e expressou solidariedade à família e aos amigos, "neste momento de dor".

Segundo o hospital, na manhã desta sexta-feira (28), a paciente procurou atendimento na instituição. Após a avaliação inicial, foi identificado que a situação apresentada não se enquadrava nos atendimentos de urgência e emergência oferecidos pelo hospital, voltados às especialidades de Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.

Ainda de acordo com a instituição, a paciente recebeu orientação para dirigir-se a uma unidade de Pronto Atendimento, onde o atendimento apropriado poderia ser prestado.

Durante esse período, a paciente e sua acompanhante solicitaram o acionamento do SAMU para o transporte até a unidade adequada. Enquanto aguardavam a chegada da equipe, a paciente apresentou piora súbita ainda na recepção.

Ao perceber a gravidade da situação, a equipe do hospital acionou imediatamente o suporte médico disponível e realizou todas as medidas possíveis naquele momento. Contudo, a paciente já se encontrava sem sinais vitais quando o atendimento emergencial foi iniciado.