07 de dezembro de 2025
CRIANÇAS

Pai é preso por maus-tratos a filhos no Vale; bebê é vítima

Por Jesse Nascimento | Jacareí
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Crianças estavam em visível estado de abandono e desnutrição

Um pai foi preso em flagrante por maus-tratos contra três filhos, incluindo uma recém-nascida. O caso aconteceu em Jacareí. As crianças, sendo uma bebê, uma menina de 3 anos e um menino de 6 anos, foram acolhidas pelo Conselho Tutelar.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A ocorrência foi atendida por policiais militares na tarde dessa terça-feira (4), após denúncia de que a mulher e as crianças eram mantidas em cárcere privado. Eles encontraram as crianças em visível estado de abandono e desnutrição, com falta de higiene, roupas sujas e rasgadas. Uma delas estava completamente nua.

O imóvel apresentava condições insalubres, com acúmulo de lixo e fezes e ausência de alimentos. O pai, de 28 anos, foi autuado pelo crime de maus-tratos, sendo preso em flagrante. As crianças foram acolhidas pelo Conselho Tutelar.

A ação ocorreu em uma residência localizada na Vila Vilma, em Jacareí. O atendimento foi registrado no plantão da Delegacia Seccional de Jacareí e o indiciado foi encaminhado ao 1º DP (Centro de Triagem).

Flagrante.

Após denúncia informando possível cárcere privado e maus-tratos, a equipe da Polícia Militar bateu à porta do imóvel e foi atendida pelo pai. As crianças saíram em seguida, revelando o estado de abandono. Vizinhos relataram que vinham oferecendo água e comida às vítimas devido à fome constante.

Segundo o registro, o pai disse estar desempregado, mas foi encontrado deitado, jogando no celular, sem demonstrar preocupação com os filhos.

Foi requisitada perícia técnica no interior da residência para atestar a insalubridade. Exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) nas crianças constatou sinais de lesões compatíveis com agressões.

O Conselho Tutelar compareceu e determinou o encaminhamento imediato das crianças para abrigo institucional.

A autoridade policial consignou que as evidências apontam para a prática de maus-tratos, com exposição da vida e da saúde das vítimas ao perigo por omissão nos cuidados indispensáveis à subsistência, higiene e segurança — conduta incompatível com o dever parental.

O flagrante foi fundamentado em razão de o autor ter sido surpreendido em pleno cometimento da infração e imediatamente após. A autoridade também registrou que, com a alteração legislativa que elevou a pena máxima do crime, não cabe fiança pela autoridade policial.

Foi apreendido na residência um aparelho celular, que pode auxiliar na produção de prova e na eventual responsabilização.

Após a formalização do flagrante, o pai foi encaminhado ao Centro de Triagem do 1º DP de Jacareí, onde permanece à disposição da Justiça.