O artista Aron dos Santos Pereira, de Taubaté, inaugura no Centro Cultural Toninho Mendes a exposição “Retratos Psicotrópicos”. São 33 retratos pintados a óleo e acrílico com a intenção de despertar percepções sensoriais e emoção.
Aron retrata pessoas reais que foram importantes em um processo de cura. Ele passou por depressão e encontrou nessas pessoas e na arte, o apoio que precisava para enfrentar a situação e se reerguer. "Eu quis mostrar que consegui passar por ela (a depressão), sabe? Faço questão de falar desse processo. Para mim, a arte tem que ter função social", afirma.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
As pinturas apresentam cores quentes que remetem a um mundo mais tropical, em contraste com as cores escuras que a depressão parece proporcionar. Com isso, Aron tenta transformar o colapso e a dor que viveu em linguagem visual e demonstrar que arte e saúde mental se interligam.
A exposição começa na quarta-feira (29) e vai até dia 11 de novembro, com entrada gratuita.
O Centro Cultural Toninho Mendes fica na Praça Coronel Vitoriano, nº 1, Centro, Taubaté.