13 de dezembro de 2025
INCLUSÃO

Servidores de Guaratinguetá passam por capacitação sobre TEA

Por Da redação | Guaratinguetá
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação

No próximo sábado (25) cerca de 120 servidores da Secretaria de Educação de Guaratinguetá participarão de uma capacitação técnica sobre o modelo estadual de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O treinamento será realizado no Centro TEA Paulista, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo.

O objetivo da ação é ampliar o conhecimento dos profissionais da rede municipal, aprimorar o atendimento a alunos com TEA e fortalecer políticas públicas de inclusão social e educacional, permitindo a replicação do modelo de sucesso do Centro TEA em outras regiões do estado.

Durante o treinamento, os participantes terão formações nas áreas de arteterapia, pedagogia, psicologia, atividades esportivas e jurídico. A capacitação integra o plano estadual de formação continuada voltado a servidores das áreas de educação, saúde e desenvolvimento social.

Desde sua inauguração, em junho deste ano, o Centro TEA Paulista já capacitou mais de 500 profissionais de diversos municípios paulistas, oferecendo treinamentos específicos e visitas guiadas ao espaço público. A expectativa é que, nos próximos três anos, o equipamento seja referência para a formação de profissionais em todo o estado.

“Fomentar a capacitação significa construir uma sociedade inclusiva, mais justa, humana e acessível”, destaca José Antônio Lobo, diretor regional do Centro TEA Paulista. “Além disso, nossa participação em eventos voltados à inclusão demonstra o compromisso com a promoção de políticas públicas inclusivas”, complementa.

De acordo com Lobo, o Centro TEA Paulista atua como uma extensão dos municípios paulistas, oferecendo suporte técnico e formação para equipes multidisciplinares. “Nosso objetivo é articular, qualificar e ampliar o atendimento às pessoas com TEA e deficiência em todo o território paulista”, reforça o diretor.