O Trem Intercidades Eixo Leste (TIC-Leste), que ligará São Paulo a São José dos Campos, avança para a segunda de seis etapas de desenvolvimento dentro do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo do Estado. O projeto está atualmente em fase de estudos de base, etapa que antecede a audiência pública, quando a população poderá opinar sobre o traçado, impacto e benefícios da obra.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O trajeto proposto deve conectar São Paulo à Região Metropolitana e a São José dos Campos, com tempo médio de viagem estimado em 75 minutos. A extensão total ficará entre 80 e 130 quilômetros, atendendo cerca de 2,7 milhões de pessoas em quatro cidades que ainda serão definidas.
O investimento previsto é de R$ 10 bilhões, contemplando obras, infraestrutura e operação. Ainda não há data definida para o início das obras, mas a iniciativa representa um importante passo rumo à integração ferroviária do Vale do Paraíba, fortalecendo a ligação entre o interior e a capital paulista.
Quando concluído, o projeto deve impulsionar a mobilidade regional, o desenvolvimento econômico e reduzir a dependência das rodovias, trazendo de volta aos trilhos o tradicional “trem do interior”, agora com tecnologia, conforto e sustentabilidade.