14 de dezembro de 2025
CASO MILLY LACOMBE

Onda de cancelamentos já afeta 6 das 7 mesas da Flim em São José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Apresentação da Flim 2025

O veto à participação da escritora e jornalista Milly Lacombe na Flim (Festa Litero Musical) de São José dos Campos, ordenado pelo prefeito Anderson Farias (PSD), provocou uma onda de cancelamentos que já afeta seis das sete mesas do evento, previsto para o Parque Vicentina Aranha, entre 19 e 21 de setembro.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Em vídeo nas redes sociais, divulgado na terça-feira (16), Anderson anunciou o veto à presença de Milly na festa em São José, em razão de declarações dela com críticas à tradicional família brasileira. A medida foi noticiada em primeira mão por OVALE.

Desde então, ao menos 13 dos 20 convidados cancelaram a participação na Flim, afetando seis das sete mesas previstas para o evento – seis delas com três convidados e a última com dois.

Após a proibição a Milly, o primeiro a cancelar foi o jornalista e escritor Xico Sá. Os dois participariam da mesa de abertura, ao lado do escritor e poeta Cuti, que também suspendeu sua presença.

Na mesa 2, a escritora Helena Silvestre cancelou a sua participação. A mesa 3 teve dois cancelamentos: Jéssica Anitelli e Maria Carolina Casati.

Os seis participantes das mesas 4 e 5 decidiram não vir mais a São José: Júlio Pimentel Pinto, Cristhiano Aguiar, Tania Rivitti, Christian Dunker, Micheliny Verunschk e Maria Carolina Casati.

A mesa 6 tem dois cancelamentos: Naomi Jaffe e Bianca Mantovani, que fazia parte da curadoria da Flim ao lado de Alice Penna e Costa e Tania Rivitti, mais a assistente de curadoria Bruna Fernanda. O grupo desistiu do trabalho após o veto de Anderson.

Em nota, a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), que administra o Parque Vicentina Aranha, afirmou que “respeita a decisão do coletivo curatorial, dos escritores que cancelaram a participação e informa que continuará trabalhando para a realização do evento”.