06 de dezembro de 2025
OPINIÃO

Infantil é Fundamental: urgência de valorizar Educação Infantil

Por Eduarda Penido Dalla Vecchia | Presidente da Fundação Lúcia e Pelerson Penido (FLUPP)
| Tempo de leitura: 4 min

Há sementes que brotam todos os dias em nossas escolas. São projetos nascidos do olhar atento de professoras, que transformam o cotidiano escolar em experiências de descoberta, respeito e protagonismo infantil.

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Em Caçapava, o trabalho desenvolvido por Laureane para fortalecer coordenadoras pedagógicas e garantir a formação continuada revela a crença de que só se cuida bem das crianças quando se cuida bem de quem as ensina. Em Guaratinguetá, a reelaboração de saberes de Elisandra, uma coordenadora recém-chegada à Educação Infantil, mostra que aprender nunca é tarde, e que o conhecimento precisa ser constantemente reinventado para atender às especificidades da infância. Já em Jacareí, uma saída para observar pássaros organizada por Ana Cristina se tornou o ponto de partida para um projeto antirracista, resgatando a presença dos povos originários no território e ensinando às crianças que a educação pode — e deve — ser instrumento de redução das desigualdades sociais.
 
Essas histórias inspiradoras, que serão compartilhadas no 14º Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba – O Infantil é Fundamental, são o reflexo da potência transformadora da educação quando guiada pela escuta das crianças e pela sensibilidade dos professores. No entanto, não podemos deixar que casos isolados ofusquem os desafios estruturais que persistem. No Vale do Paraíba, ainda convivemos com barreiras de acesso: dados recentes apontam que quase 5 mil crianças de 0 a 3 anos aguardavam vaga em creches da região em 2024. Embora a matrícula nessa faixa etária não seja obrigatória, é direito das famílias que desejam garantir um cuidado qualificado e um espaço de desenvolvimento integral para seus filhos e portanto obrigação dos municípios ofertar esse atendimento.
 
Além da questão do acesso, a qualidade da Educação Infantil é uma pauta urgente. O Brasil ainda não dispõe de um sistema nacional de avaliação dessa etapa, mas sabemos que a qualidade está diretamente relacionada à formação docente. Professores que participam de formações continuadas prolongadas, contextualizadas e realizadas dentro da jornada de trabalho conseguem desenvolver práticas mais efetivas. Porém, levantamento realizado pela FLUPP mostra que apenas seis, entre 13 municípios pesquisados no âmbito do projeto VIM Encantar, ofereciam formações específicas para as equipes da Educação Infantil. A ausência de orçamento destinado a esse fim é um dos grandes entraves, o que torna parcerias com organizações da sociedade civil, como a nossa, fundamentais para suprir essa lacuna.
 
É preciso lembrar que investir na formação de professores não é gasto, mas sim a base para um ciclo virtuoso que reverbera em toda a sociedade. Pesquisas já comprovaram que uma Educação Infantil de qualidade contribui para reduzir desigualdades educacionais e sociais, amplia as chances de sucesso escolar e fortalece a cidadania desde os primeiros anos de vida. Em outras palavras, cada real aplicado na primeira infância é um investimento de longo prazo em justiça social, em democracia e em desenvolvimento sustentável.
 
É nesse contexto que o Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba ganha ainda mais relevância. Ao reunir mais de 450 profissionais em Jacareí, no próximo dia 26 de setembro, o evento se propõe a refletir sobre as “Múltiplas Infâncias”, reconhecendo a diversidade que compõe nossa região e que deve estar refletida dentro das escolas. Além de painéis com experiências locais, a programação inclui palestras de especialistas como Katia Cibas, do Instituto Rodrigo Mendes, e Daniel Munduruku, escritor e ativista indígena. Oficinas, distribuição de um livro com boas práticas docentes e a apresentação do Coral Heliópolis completam um dia dedicado à valorização do educador e ao fortalecimento da infância como prioridade social.
 
Desde 2011, a FLUPP trabalha para garantir que os municípios do Vale do Paraíba tenham em seus professores os maiores vetores de transformação. Seja no incentivo à formação inicial com o Projeto Melhores Cabeças, seja no apoio à formação continuada com iniciativas como o Prêmio FLUPP de Educação e o VIM Encantar, nossa missão é clara: dar voz, instrumentos e reconhecimento a quem conduz diariamente a tarefa de educar.
 
Que as experiências de Laureane, Elisandra e Ana Cristina inspirem outras tantas professoras e professores a se reinventarem, a ousarem e a acreditarem que cada criança tem o direito de viver plenamente sua infância. E que o Seminário em Jacareí seja mais um passo para que o Vale do Paraíba avance na direção de uma Educação Infantil que seja, de fato, universal e de qualidade — porque é no berço da primeira infância que se forma o ser humano em sua inteireza.