A parada programada da Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos, que começa neste sábado (13), vai gerar mais de 5 mil empregos, entre funcionários próprios e terceirizados. O investimento ultrapassa R$ 1 bilhão e inclui manutenção geral e modernização estratégica para a produção de diesel S-10, com previsão de conclusão em dezembro.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Segundo a Petrobras, os trabalhos tiveram início na Unidade de Coque (U-276) e, nos próximos meses, englobarão a manutenção de 1.673 equipamentos distribuídos em 21 unidades operacionais. A ação inclui o revamp da Unidade U-272D, que será adaptada para produzir diesel S-10, mais eficiente e com menor impacto ambiental.
Durante a parada, serão realizadas inspeções obrigatórias, além de manutenções preventivas e corretivas. “Essa parada é especial por combinar manutenção preventiva com projetos voltados à confiabilidade, eficiência energética e integridade dos equipamentos, seguindo o Plano Estratégico da Petrobras”, afirmou Alexandre Coelho Cavalcanti, gerente geral da Revap.
A parada ocorre a cada seis anos e é essencial para garantir a segurança operacional da refinaria e a continuidade no fornecimento de derivados. A Petrobras garante que, apesar da redução temporária da produção, o abastecimento de combustíveis não será comprometido, graças ao planejamento antecipado de estoques e à coordenação das áreas de vendas e logística.
Com capacidade para processar até 252 mil barris de petróleo por dia, a Revap responde por cerca de 14% da produção de derivados da Petrobras. A refinaria é referência na produção de querosene de aviação, atendendo 75% da demanda do Aeroporto Internacional de Guarulhos, além de produzir gasolina, diesel S-10 e gás de cozinha, abastecendo principalmente a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo.