Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (10) em Jacareí após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial do COI (Centro de Operações Integradas). Ele era procurado por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com a prefeitura, o sistema emitiu alerta às 7h22, informando que o homem caminhava pela Ponte Nossa Senhora da Conceição, no sentido Centro. Agentes da Guarda Civil Municipal foram acionados e conseguiram prender o suspeito, que foi encaminhado ao 1º Distrito Policial.
Este foi o segundo caso de prisão com auxílio do reconhecimento facial em menos de uma semana. Na sexta-feira (5), outro homem foi preso após ser flagrado caminhando no Parque Linear Cassununga. Ele tinha mandado de prisão por roubo e receptação expedido em Lambari (MG).
O COI de Jacareí conta com cerca de 200 câmeras em pontos estratégicos da cidade, sendo 34 delas dedicadas à identificação de foragidos e pessoas desaparecidas. O sistema faz parte do programa Muralha Paulista, do Governo de São Paulo, e cruza as imagens com o banco de dados da Polícia Civil.