Um novo projeto chamado Inova Sênior, criado por ex-alunos da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), tem como objetivo reconectar engenheiros com mais de 60 anos ao mercado de trabalho.
Lançada nesta sexta-feira, dia 22, a iniciativa busca combater o etarismo e a falta de profissionais qualificados, valorizando o conhecimento de uma população que, segundo o IBGE, está em crescimento.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O projeto funciona como uma ponte, usando uma plataforma digital e inteligência artificial para unir profissionais experientes a empresas, startups e governos. Além de ajudar a encontrar empregos, a ferramenta também incentiva a criação de novas empresas pelo público sênior.
Com a reintegração desses profissionais, o projeto busca não apenas aproveitar o capital intelectual que muitas vezes é desperdiçado, mas também combater o isolamento e problemas emocionais que podem surgir com o afastamento das atividades após anos dedicados à profissão.
A iniciativa começou com 200 engenheiros da Poli-USP e do ITA. A meta, no entanto, é expandir para todo o Brasil, levando a mesma oportunidade para outros profissionais.