06 de dezembro de 2025
CONTEÚDO DE MARCA

Frentes discutiram inclusão, saneamento e moradia no 1º semestre

Por Câmara de São José dos Campos | OVALE BrandStudio
| Tempo de leitura: 4 min
Flávio Pereira/CMSJC

A Câmara de São José dos Campos tem atualmente 12 frentes parlamentares formadas, além de outras criadas que não foram compostas. Alguns desses grupos se reuniram para proporcionar diálogo entre a população e o poder público no primeiro semestre em temas que envolvem saúde, inclusão, moradia e meio ambiente.

A Frente Parlamentar em Defesa do Rio Paraíba do Sul realizou dois encontros. Em abril, com a participação do presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, Renato Traballi Veneziani, os membros da Frente debateram o extravasamento de esgoto, como o que causou a mortandade de peixes em 2024 e levou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a multar a Sabesp. Fizeram perguntas ao convidado os integrantes presentes, Carlos Abranches (Cidadania), Amélia Naomi (PT), Fernando Petiti (PSDB) e Sérgio Camargo (PL).

Em maio, em reunião conjunta com a Comissão de Meio Ambiente, o engenheiro hídrico do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), João Luiz Godoy, apresentou denúncias de descarte irregular de resíduos, indícios de saturação da capacidade da Sabesp e necessidade de recuperação de áreas degradadas bem como um cronograma de reparos pela concessionária. Compareceram Amélia Naomi (PT), Carlos Abranches (Cidadania), Juliana Fraga (PT), Lino Bispo (PL) e Thomaz Henrique (PL) - da comissão de Meio Ambiente.

Na primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Síndrome de Down, em maio, familiares relataram os desafios enfrentados desde o diagnóstico e a pediatra Patrícia Bolfarini apresentou características da Trissomia 21 destacando a importância do atendimento precoce para a qualidade de vida. Participaram os vereadores Amélia Naomi (PT), Carlos Abranches (Cidadania), Claudio Apolinario (PSD), Fabião Zagueiro (PSD), Fernando Petiti (PSDB), Juliana Fraga (PT), Marcão da Academia (PSD), Marcelo Garcia (PRD), Renato Santiago (União), Senna (PL), Sérgio Camargo (PL) e Sidney Campos (PSDB).

Em junho, o grupo voltou a se reunir partindo da ideia das famílias de sugerir à Prefeitura a criação de um núcleo especializado no novo Centro de Reabilitação (CER III), em construção no Bosque dos Eucaliptos. Também foi proposta a organização de um simpósio com secretarias municipais para debater políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiências e transtornos. Estavam presentes: Sérgio Camargo (PL), Carlos Abranches (Cidadania), Claudio Apolinario (PSD), Juliana Fraga (PT) e Senna (PL).

A Frente Parlamentar da Habitação e Regularização Fundiária deliberou em maio solicitar à Prefeitura informações sobre os critérios usados nos sorteios de casas populares e o número de moradores em áreas litigiosas (objeto de processo administrativo ou judicial). No encontro estavam Lino Bispo (PL), Amélia Naomi (PT), Sidney Campos (PSDB) e Thomaz Henrique (PL).

A notificação de demolição de uma casa no núcleo Águas de Canindu, na zona norte, motivou reunião da Frente em junho. Participaram do encontro na Câmara moradores de outros núcleos informais ou em processo de regularização, como Chácaras Havaí, Chácaras Oliveira, Torrão de Ouro, Recanto da Seriema, Vila São Mateus, Jaguari e Jardim São José II e III (comunidade Paraisópolis). Eles reivindicaram a suspensão da demolição, destinação de verba para custeio da regularização e realização de estudo socioeconômico para classificação Reurb. Membros presentes: Amélia Naomi (PT), Juliana Fraga (PT) e Lino Bispo (PL), além do líder de governo na Câmara, Zé Luís (PSD), convidado.

Integrantes da Frente Parlamentar em Apoio à Pessoa com Autismo receberam familiares de pessoas com TEA e representantes de diversas secretarias municipais em junho. Mães e pais mencionaram falta de atendimento especializado multidisciplinar, de musicoterapia, equoterapia e desigualdade no acompanhamento escolar de alunos atípicos. Servidores da Prefeitura presentes informaram que está em construção um centro de reabilitação na zona sul e que não há mais fila no transporte adaptado para autistas.Também existe previsão de ampliar a oferta de consultas em neuropediatria e turmas específicas em modalidades esportivas.

Estavam presentes os vereadores Marcão da Academia (PSD), Amélia Naomi (PT), Claudio Apolinario (PSD), Fernando Petiti (PSDB), Gilson Campos (PRD), Milton Vieira Filho (Republicanos), Senna (PL), Sérgio Camargo (PL) e Sidney Campos (PSDB).

Em julho, os membros debateram projetos de lei em tramitação sobre o tema e ouviram a psicopedagoga Poliana Vieira defender a importância da conscientização da sociedade pois, dependendo do grau, o transtorno nem sempre é perceptível e muitos autistas não usam o cordão de identificação por motivo sensorial. Parlamentares presentes: Senna (PL), Claudio Apolinario (PSD), Fernando Petiti (PSDB), Juliana Fraga (PT), Marcão da Academia (PSD), Sérgio Camargo (PL), Amélia Naomi (PT) e Lino Bispo (PL).

A Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, que se reuniu em maio, alterou seu nome para incluir  “Dignidade Humana” ao final, discutiu políticas públicas de assistência a gestantes e a comemoração do Dia das Mães nas escolas. Participaram os vereadores Sérgio Camargo (PL), Lino Bispo (PL), Rogério da Acasem (Progressistas), Senna (PL) e Sidney Campos (PSDB). As frentes de Segurança Pública e em Apoio e Valorização da Cultura Joseense realizaram eventos de lançamento..