15 de dezembro de 2025
SEGURANÇA

Ladrões de estabelecimentos comerciais são presos em São José

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Jesse Nascimento

Dois homens com extenso histórico criminal por furtos na região central de São José dos Campos foram presos nesta semana, em ações distintas da Polícia Militar com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal). Ambos estavam com mandados de prisão preventiva em aberto.

As prisões aconteceram depois de casos esclarecidos pelos investigadores do 1º Distrito Policial. O delegado Reinaldo Checa pediu a prisão preventiva de ambos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Segundo os registros da Polícia Civil, o homem, de 32 anos, é investigado em 13 inquéritos policiais por crimes patrimoniais — a maioria ocorrida em estabelecimentos e prédios comerciais no centro da cidade. Já o outro, de 51 anos, responde a 8 inquéritos por furto e já foi preso por invadir duas vezes a Diju (Delegacia da Infância e Juventude) para furtar o local.

Prisão do ladrão de 32 anos

O criminoso de 32 anos foi capturado na tarde de quarta-feira (7), na Rua Eugênio Bonádio, na região central. Policiais militares identificaram que ele era procurado pela Justiça, com um mandado de prisão preventiva expedido no mesmo dia pela 1ª Vara Criminal de São José dos Campos

Após a detenção, ele foi apresentado à Central de Polícia Judiciária e encaminhado ao sistema prisional.

Ele vinha sendo apontado como autor de diversos furtos na cidade, incluindo um crime cometido em 27 de julho contra uma clínica médica localizada na Rua Euclides Miragaia. Na ocasião, ele invadiu o prédio, arrombou a entrada da recepção e furtou um celular e uma caixa de ferramentas.

Em outro caso, ele teria invadido um prédio comercial na Avenida José Longo, de onde furtou três notebooks e um projetor após escalar uma loja vizinha e arrombar uma janela.

Prisão do homem, de 51 anos

Ele foi capturado em duas etapas. A primeira ocorreu no fim da tarde de terça-feira (6), quando policiais militares localizaram o suspeito em uma casa na rua Miguel Neme, no Jardim Castanheiras. Após confirmação dos mandados de prisão em aberto, ele foi conduzido à delegacia.

Na ocasião, verificou-se que havia dois mandados de prisão preventiva em aberto contra ele, um deles expedido em 5 de agosto deste ano, com validade até 2037.

A captura foi formalizada no dia seguinte, quarta-feira (7), conforme diretriz da 9ª RAJ (Região Administrativa Judiciária), que determina boletins de ocorrência separados por mandado.

Este criminoso tem um extenso histórico criminal, com mais de 20 passagens pela polícia desde a década de 1990. Em 2020, foi preso em flagrante tentando furtar a própria Diju (Delegacia da Infância e Juventude), na Avenida Anchieta.

Na ocasião, ele foi flagrado por policiais civis durante a madrugada. Um alarme havia sido disparado, e ao chegarem ao local, os agentes o encontraram nas proximidades, com um objeto artesanal de papelão enrolado com fios e um pedaço de madeira que teria sido usado na tentativa de arrombamento.

Após ver as imagens de segurança, confessou o crime e também outros dois furtos à mesma delegacia, em 2019. Além disso, admitiu outros delitos em residências do entorno e foi denunciado por furto qualificado.