A população de São Paulo deve se preparar para a chegada da segunda massa de ar polar ao estado, o que deve derrubar as temperaturas a partir do próximo domingo (10), com mínima que deve ficar na casa dos 7°C e máxima de 15°C na região metropolitana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Esse cenário deve continuar até quarta (13) ou quinta (14) da semana que vem.
De acordo com a Climatempo, o frio extremo vai chegar após a passagem de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical, o que provocará mudanças no tempo sobre a região Sul e parte do Sudeste nesta quinta (7) e, principalmente, na sexta-feira (8).
"Na retaguarda desta frente fria, uma nova e forte massa de ar polar mais continental avança sobre o Brasil e já promete derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e provocar friagem em parte da região Norte", destacou a Climatempo.
O instituto alerta que a duração do frio será um pouco maior que o do início de julho e pode estar dentro do limiar de cinco dias consecutivos com temperaturas 5°C ou mais abaixo da média climatológica para muitos municípios.
Nesta quinta, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura, o dia na capital paulista deve começar com muitas nuvens e formação de névoa úmida ao amanhecer. A nebulosidade aos poucos se dissipa, e o sol aparece, passando a predominar à tarde. A temperatura sobe um pouco, no entanto, no fim da tarde, a entrada da brisa marítima favorece a queda da temperatura e o ligeiro aumento da nebulosidade. Não há previsão de chuva e os termômetros devem marcar mínima de 12°C e máxima de 24°C.
A sexta (8) deve começar com variação de nuvens e aberturas de sol, o que vai facilitar a elevação da temperatura pela manhã. A partir da tarde, a propagação de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria muda o tempo, provocando chuvas de intensidade fraca a moderada. Os termômetros devem oscilar de 13°C na madrugada a 23°C no meio do dia.
O sábado (9) também deverá ter pancadas isoladas a qualquer hora do dia, com chance de aberturas de sol. A temperatura deve variar entre 11°C e 19°C, e o frio vai aumentando até atingir os 7°C na madrugada de domingo.
Segundo a Climatempo, o ar polar pode provocar geada em toda a região Sul, em Mato Grosso do Sul, em áreas de São Paulo e no extremo sul de Minas.
"É importante frisar que desta vez muita gente irá sentir frio e por mais tempo novamente, mesmo com tardes ensolaradas ?a próxima semana deve começar com o centro do ar frio impedindo grandes instabilidades e chuva, porém, as máximas também caem na maior parte do centro-sul do Brasil, mantendo o ar mais gelado", destaca o instituto.
No Sul, as temperaturas já devem começar a cair ao longo da sexta-feira, conforme o ar polar entra no país. A queda mais significativa ainda acontece sobre a região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de cidades mais elevadas e de planalto do sul do Paraná.