14 de dezembro de 2025
DENÚNCIA DO MP

Vice-prefeita é denunciada por gastar com 'casamento espiritual'

Por Da redação | Ribeira
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Juliana Maria Teixeira da Costa

O Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia contra Juliana Maria Teixeira da Costa (PSD), vice-prefeita e secretária de Saúde de Ribeira (SP), por pagar seu "casamento espiritual" com dinheiro público, entre outras irregularidades. A denúncia foi aceita nesta semana pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A cerimônia foi celebrada em 21 de agosto do ano passado por mentora espiritual. Na ocasião, a mulher — conhecida como "Mentora Samantha" — realizou a união entre Juliana e Lauro Olegário da Silva Filho, coordenador municipal de Saúde de Ribeira, de acordo com o Ministério Público.

Casamento custou R$ 41,2 mil aos cofres públicos, diz a denúncia. Os promotores afirmam que o pagamento dizia respeito a uma nota fiscal emitida pela empresa W. F. da Silva Treinamentos às 8h12 do dia da cerimônia.

O pagamento foi autorizado por Juliana 12 minutos depois e realizado às 8h24. Três minutos depois, o mesmo valor foi repassado pela empresa de treinamentos à conta de Samantha.

"Mentora" afirmou em depoimento que não sabia que casamento foi pago com dinheiro público. Ao descobrir a situação, Samantha diz que passou a ser ameaçada para não revelar o caso, segundo relatou também em suas redes sociais.

A denúncia acusou envolvidos no esquema de cometerem cinco crimes diferentes. São eles: associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, uso de documento falso, falsidade ideológica e peculato.

Até o momento, Juliana não foi localizada para comentar o assunto.

* Com informações do UOL