18 de dezembro de 2025
PREVISÃO

Vale e Serra da Mantiqueira podem ser atingidos por onda de frio

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Frio em Campos do Jordão

Moradores do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira e de outras regiões do Sudeste devem se preparar para uma nova onda de frio que deve atingir grande parte do país a partir da próxima semana.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A informação foi confirmada pelo Instituto Climatempo, que monitora os efeitos de uma frente fria associada a um ciclone extratropical com chegada prevista para a região Sul entre quinta-feira (7) e sexta (8).

Segundo os meteorologistas, esse novo sistema trará consigo uma massa de ar polar mais continental e de forte intensidade, que promete derrubar as temperaturas em diversas partes do país, incluindo o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e o litoral paulista.

De acordo com a Climatempo, as temperaturas já começam a cair de forma significativa na sexta (8) nos estados do Sul do país. À medida que o ar polar avança, o frio se intensifica também no Sudeste, atingindo o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e o Litoral Norte de São Paulo.

O avanço do ar frio deve ser sentido principalmente durante o final de semana, com as temperaturas mínimas ficando 5°C ou mais abaixo da média climatológica em diversos municípios da região. O frio tende a ser mais sentido nas noites e madrugadas, embora as tardes, mesmo com sol, não apresentem aquecimento significativo.

A nova onda de frio poderá ser classificada como a quinta do ano no Brasil, caso os critérios técnicos sejam atendidos. Para isso, é necessário que haja pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas abaixo da média histórica em uma faixa relevante do território nacional.

Segundo a Climatempo, os modelos meteorológicos indicam potencial para geada ampla em várias áreas da região Sul e do Mato Grosso do Sul. Em relação ao estado de São Paulo, não se descarta a ocorrência de geada em pontos isolados, especialmente em cidades com maior altitude, como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Monteiro Lobato.

Mais frio.

Com o avanço do ar polar continental, o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira podem enfrentar temperaturas mínimas próximas ou abaixo de 5°C, principalmente durante a madrugada entre os dias 9 e 13 de agosto.

O frio será sentido de maneira mais intensa em municípios como: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, São Luiz do Paraitinga, Pindamonhangaba (região rural), Jacareí, São José dos Campos (zona norte e rural) e Cunha.

A sensação térmica poderá ser ainda menor devido à presença de ventos moderados em determinados momentos, elevando o risco de hipotermia, principalmente para moradores em situação de rua ou em residências sem aquecimento adequado.

A geada – fenômeno climático que ocorre quando a temperatura do ar próximo ao solo atinge valores iguais ou inferiores a 0°C – não está descartada. As áreas mais suscetíveis são justamente aquelas localizadas nas serras e nas regiões com maior altitude.

A orientação da Climatempo é de que sejam tomadas medidas preventivas para proteção das lavouras e também de animais de produção. O frio, mesmo em regiões não afetadas por geada, poderá gerar impactos indiretos no crescimento das culturas e na produtividade agrícola.