17 de dezembro de 2025
ÔNIBUS ELÉTRICOS

Ônibus: 'Faremos uma intervenção administrativa', diz prefeito

Por Guilhermo Codazzi e Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
OVALE
Anderson Farias participa de OVALE Cast, podcast de OVALE

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), disse que a segunda licitação do novo sistema de transporte público da cidade será lançada em agosto, para definir a empresa que vai operar os ônibus e a infraestrutura de garagens, manutenção e pessoal.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

“A gente vai publicar [o edital] agora para agosto. A gente fez agora as manifestações de interesse. Quatro empresas fizeram a sua manifestação”, disse Anderson em entrevista ao OVALE Cast, podcast de OVALE.

Ele também falou sobre a terceira licitação, que será para definir a operação financeira do sistema de transporte, que pode ser feita pela Urbam.

“A gente faz agora nos próximos dias até setembro uma intervenção administrativa. Não é uma intervenção judicial, é uma intervenção administrativa no Consórcio 123, que faz a operação de câmera de compensação do sistema de transporte público. Nós vamos participar do Consórcio 123, aí a gente começa a fazer toda a transição tarifária e financeira já para a própria Urbam, através do Consórcio”, afirmou.

OVALE Cast contou com a participação do editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi, e do repórter especial Xandu Alves. O podcast na íntegra está disponível no Youtube e no Spotfy, além do site e das redes sociais de OVALE.

A seguir, o trecho da entrevista com Anderson sobre a operação tarifária e a segunda licitação do transporte público em São José.

Como será a operação financeira do novo sistema de transporte?

O financeiro a gente tem até setembro do ano que vem. Inicialmente, a Urbam que vai captar. A gente faz agora nos próximos dias até setembro, a gente faz uma intervenção administrativa. Não é uma intervenção judicial, é uma intervenção administrativa no Consórcio 123, que faz a operação de câmera de compensação do sistema de transporte público. Então agora a gente já tem o decreto pronto, aplicado e a gente faz essa intervenção. Nós vamos participar do Consórcio 123, aí a gente começa a fazer toda a transição tarifária e financeira já para a própria Urbam, através do Consórcio.

Nesse contexto dessas mudanças, desses estudos, existe uma estimativa? O senhor tem uma previsão de quando essa segunda licitação deve ser colocada?

A gente vai publicar ela agora para agosto. A gente fez agora as manifestações de interesse. Quatro empresas fizeram a sua manifestação. A Veg fez a sua manifestação agora por último. A Veg é uma grande empresa, aliás, uma empresa nacional, uma empresa multinacional nacional. Uma grande empresa. Os motores dos veículos e as baterias que devem vir talvez serão com a Veg, que já é a parceira hoje da empresa Eletra, que tem hoje 400 ônibus elétricos no Brasil já rodando. Só São José vai ter 400 ônibus, então você vê que nós vamos ter o mesmo número do que no Brasil tem de ônibus elétricos. Eu estou falando só dos ônibus elétricos da Eletra, que tem motores Veg, baterias Veg.

Então eles fizeram a manifestação agora também com relação ao interesse ou não de ter um pátio, deles construírem o pátio, deles terem todos os equipamentos deles. A gente está finalizando essa consulta, agora a gente faz a licitação, por isso o mês de agosto, acho que é o mês aí que a gente consegue já publicar.