13 de dezembro de 2025
SAÚDE DIGITAL

Consultório Digital agiliza atendimento na UPA de Indaiatuba

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Telemedicina já realizou 165 atendimentos de baixa complexidade na UPA do Morada do Sol.

A UPA-24h do Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba, passou a contar com um Consultório Digital para atendimento remoto de pacientes com casos de baixa complexidade, como forma de desafogar a unidade e reduzir o tempo de espera. O serviço de telemedicina funciona de terça a sexta-feira, das 11h às 13h, e registrou 165 atendimentos apenas nas primeiras semanas, desde sua implantação no início de julho.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dra. Heloisa Carla Salatino, o novo modelo já apresenta bons resultados. “Tivemos uma aceitação bastante positiva por parte da população. Os pacientes receberam diagnóstico, receita e até atestado, quando necessário, sem passar muito tempo na fila”, destacou. Para a gestora, a iniciativa aumenta a eficiência da UPA, ao priorizar os atendimentos presenciais de maior gravidade.

O Consultório Digital é realizado em uma sala dentro da própria unidade e oferece ao paciente a opção de teleatendimento médico, especialmente para casos simples. Além de mais rápido, o serviço também reduz o risco de contágio com outras doenças, ao evitar longas permanências nas áreas comuns da UPA.

A implantação do consultório faz parte de uma estratégia mais ampla da Secretaria de Saúde, que tem investido na divulgação da telemedicina como alternativa ao pronto-socorro, nos casos que não exigem urgência. O serviço está disponível também pela plataforma Minha Indaiatuba, todos os dias, das 8h às 20h, para usuários do SUS com mais de 18 anos, exceto gestantes, desde que tenham registro em UBS de referência no município.