A engenheira Alessandra Herrmann foi anunciada nesta sexta-feira (1º) como a primeira titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Campinas, pasta criada oficialmente no início de julho após aprovação da Câmara Municipal. A posse da nova secretária está marcada para segunda-feira, dia 4, na Sala Azul da Prefeitura.
Com a criação da secretaria, Campinas passa a contar com uma estrutura exclusiva voltada à formulação e execução de políticas públicas para mulheres, abrangendo áreas como saúde, enfrentamento à violência, empreendedorismo, geração de renda e inclusão social.
A servidora Grazielle Coutinho também será empossada como secretária adjunta da nova pasta, que terá departamentos, coordenadorias e núcleos temáticos voltados à promoção dos direitos das mulheres.
O projeto que originou a Secretaria de Políticas para as Mulheres foi enviado pelo prefeito Dário Saadi e aprovado pelos vereadores em maio deste ano, e desde então a gestão vinha buscando um nome para o cargo..
A proposta tem como objetivo fortalecer a atuação do poder público municipal no desenvolvimento de ações integradas de proteção, promoção e autonomia das mulheres em situação de vulnerabilidade.