18 de dezembro de 2025
INVESTIGAÇÃO

Operação identifica suspeitos em onda de furtos no Centro de SJC

Por Jesse Nascimento | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Da redação
Reprodução
Homem é detido na operação conjunta

Uma operação conjunta das forças de segurança foi deflagrada nesta quarta (30) e quinta-feira (31) no centro de São José dos Campos com o objetivo de identificar e cadastrar pessoas em situação de rua, em resposta ao aumento de furtos de hidrômetros e fios de cobre, que têm causado transtornos a moradores e comerciantes da região.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A ação envolveu equipes da Polícia Civil (1º Distrito Policial), Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). Durante as abordagens, os agentes utilizaram o Sistema LEAD (Localizador Estratégico de Apreensão e Detenção), uma ferramenta de consulta integrada e em tempo real, que permite o acesso rápido a informações sobre pessoas, veículos, objetos e ocorrências policiais.

O sistema facilita a checagem da situação criminal de indivíduos abordados e permite a atualização simultânea dos bancos de dados da Polícia Civil, do 1º DP e do sistema municipal.

Segundo a polícia, a presença de pessoas em situação de rua na região central, muitas vezes associadas a dependência química, tem sido relacionada a crimes patrimoniais como furtos de cabos e hidrômetros. A operação visa intensificar a fiscalização, prevenir delitos e promover a integração de informações para ações futuras.

As autoridades destacam que, além do aspecto repressivo, as abordagens também servem como oportunidade para encaminhamentos sociais e acolhimento, conforme avaliação técnica da rede de assistência social do município.