06 de dezembro de 2025
REGRAS DO TARIFAÇO

Embraer escapa do tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros

Por Da redação | Estados Unidos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Avião comercial da Embraer

A Embraer ficou de fora das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A ordem executiva, assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente Donald Trump, estabelece uma ampla lista de bens importados, mas abre exceções para determinados setores, entre eles o de aeronaves civis e seus componentes.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

As exceções foram divulgadas no anexo 1 da ordem executiva. Entre eles, estão a polpa e o suco de laranja, minério de ferro, produtos siderúrgicos, petróleo e aviões.

A terceira maior fabricante de aeronaves do mundo estimava que o tarifaço poderia causar um impacto similar ao da pandemia de Covid-19. Na época, a Embraer teve cerca de 30% de queda de receita e precisou reduzir em torno de 20% o quadro de funcionários.

Segundo a empresa, o tarifaço elevaria o preço de cada avião vendido aos EUA em cerca de R$ 50 milhões. Considerando o período até 2030, o impacto poderia significar R$ 20 bilhões em tarifas.