Com a chegada das temperaturas mais baixas, preparar uma sopa ficou mais barato para os consumidores paulistas. É o que aponta o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Segundo o levantamento, os produtos in natura registraram uma deflação de 6,03% no mês de junho. Na categoria dos legumes, os preços caíram em média 5,99%, enquanto os tubérculos apresentaram queda ainda maior, de 6,82%.
Entre os principais destaques estão:
Além dos vegetais, a pesquisa também mostrou recuo nos preços das proteínas. Cortes bovinos como acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%) apresentaram queda, assim como o frango, que ficou 1,97% mais barato. O arroz, item essencial da tradicional canja, teve deflação de 2,40%.
De acordo com o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, a redução nos preços é resultado da melhora nas condições de oferta, especialmente na produção agrícola. “Em 2025, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços”, explicou.
O levantamento reforça o impacto positivo do clima na produção agrícola e no bolso dos consumidores, que encontram no inverno uma oportunidade para preparar refeições nutritivas e mais acessíveis.