As empresas operadoras do sistema de transporte público de São José dos Campos investiram R$ 30 milhões para renovar parte da frota da cidade. Vão entrar em operação 40 novos ônibus a partir da próxima semana, de forma escalonada.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Os veículos substituirão os ônibus mais velhos e irão circular por diversas linhas da cidade, segundo o prefeito Anderson Farias (PSD), que apresentou os novos veículos na tarde desta sexta-feira (25), no estacionamento do Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte.
“Carros mais antigos serão substituídos em quase todas as linhas, como nas da região norte, sul e sudeste. Várias linhas serão atendidas. São ônibus com mais tecnologia, ar-condicionado e menos poluentes”, disse Anderson.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de São José, Gláucio Rocha, a renovação da atual frota de ônibus a diesel começou no ano passado, com 60 veículos. Foram mais 14 em abril deste ano, 40 em julho e mais 40 até outubro.
O transporte público em São José é operado pelas empresas Expresso Maringá, Joseense e Viação Saens Peña.
Anderson também confirmou que os primeiros 20 ônibus elétricos da nova licitação do transporte chegam em setembro. Os veículos também irão substituir a atual frota de ônibus a diesel. Cada ônibus elétrico que entrar em circulação tira um a diesel do sistema.
A meta é chegar a 400 ônibus elétricos circulando em São José até setembro de 2026, juntamente com a conclusão da transição para o novo sistema de transporte, que ainda terá outras duas licitações. Atualmente, o sistema de transporte conta com 360 veículos em operação, além de 12 articulados da Linha Verde.