19 de dezembro de 2025
FESTIVAL

‘Transformação de vida’, diz secretário sobre Revelando em S.José

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo de SP
Revelando SP São José dos Campos

O secretário executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marcelo Assis, classificou como uma “transformação de vida” a oportunidade de aparecer no Revelando SP São José dos Campos, maior evento de valorização das culturas tradicionais paulistas.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O evento começa nesta quinta-feira (24) no Parque da Cidade, na região norte de São José dos Campos, e segue até o domingo (27), dia do aniversário da cidade. Uma das principais atrações será o cantor, músico e compositor Renato Teixeira, que encerra a programação do festival ao lado da Orquestra Joseense, em celebração ao aniversário de São José.

Neste ano, o Revelando SP São José dos Campos reúne 162 participantes de 77 municípios e 13 regiões do estado, com representações em artesanato, culinária e manifestações culturais.

O evento, que fica aberto ao público das 16h às 22h no dia 24, quinta-feira, e das 10h às 22h nos demais dias, conta com a gestão e produção da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e correalização da Prefeitura de São José dos Campos.

Impacto positivo.

Para Marcelo Assis, o impacto que o festival tem na vida dos expositores é enorme. “É uma transformação de vida. A gente faz cultura para que as pessoas sejam transformadas e saiam pessoas melhores. E o fazer artístico, ele precisa ser conhecido como uma profissão”, afirmou o secretário em entrevista a OVALE.

“Normalmente, a gente olha para a gastronomia, para manifestações, mas a gente esquece que são pessoas fazendo isso. Então, é recorrente quando nós falamos com as pessoas que estão no Revelando do quanto [o evento] transformou a vida dessas pessoas”, completou Assis.

Na última edição do festival, ele disse que ouviu de uma participante de atração gastronômica que a filha dela havia se formado por conta do Revelando.

“A gente dá a oportunidade da pessoa se inserir no mercado, de ser reconhecida pela sua arte, pelo seu fazer, pela por uma arte que é feita à mão. Para nós, é um festival de transformação social, econômica e de manifestação cultural que representa aquilo que o Estado de São Paulo é, um estado que recebe as pessoas de todos os lugares do mundo e do nosso país e conseguiu unificar isso de uma forma que se transformou nessa cultura viva, forte, de desenvolvimento econômico, de desenvolvimento social, de transformação de vida”, afirmou.

Veja aqui a programação completa do festival em São José.