Uma cachorra do Vale do Paraíba conquistou os títulos Brasileiro e Panamericano de adestramento em competição internacional realizada em Campinas, entre 10 e 13 de junho. A cadela Inka, de 7 anos, venceu na categoria IGP 3, o mais alto nível do adestramento.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O “Siegerschau das Américas 2025” é um evento da raça Pastor Alemão que trouxe juízes, diretores e competidores de toda a América, com provas de exposição e de trabalho.
Inka foi treinada por José Alberto Moutella de Ávila, 37 anos, e por Ana Luiza de Mattos Mayer, 35 anos, ambos treinadores de cães do GoWalk Treinamento e Comportamento Canino, empresa de Pindamonhangaba que oferece serviços de adestramento, hospedagem, creche e consultorias.
“É um misto de alegria, orgulho, satisfação e não poderia ser diferente, pois esse momento é único para nós”, disse José Alberto.
“Após anos de treinos e dedicação, de maneira incansável e constante, sem perder a fé, sem olhar pra trás, sem cortar caminho, buscando conhecimento, viajando, aprendendo, errando, acertando, ouvindo e observando nós chegamos onde sonhávamos, somos campeões”, completou o treinador.
Anteriormente conhecido como Schutzhund ou IPO, o IGP é um esporte canino internacional que avalia as habilidades de trabalho de cães, como Pastor Alemão, Malinois, Rottweiler, entre outros.
Os animais são avaliados em três áreas: rastreamento, obediência e proteção. O objetivo é avaliar se o cão possui as características de um bom cão de trabalho, como estabilidade, alta capacidade de treinamento e desejo de trabalhar com o manipulador.
Segundo o adestrador de Pinda, Inka completou 7 anos em 2025 e está se despedindo do mundo esportivo, aposentando-se em grande estilo com a vitória na competição internacional. Ela vem de um canil chamado Aliança Mineira de Minas Gerais e está com o casal do Vale desde os 55 dias de vida.
“Estamos radiantes de alegria, pois só nós sabemos o caminho, o quanto nos entregamos e abdicamos de muitas coisas pra chegar até aqui. Esse esporte não é fácil, na realidade nenhum esporte é fácil, mas quando existe entrega, dedicação, persistência, e aquilo que vem do coração, nada é impossível”, disse José Alberto.
“Foram dias incríveis onde um filme passou pela cabeça, toda uma história de vida, de treinos e dedicação com a Inka que recentemente completou seus 7 anos”, afirmou.