Duas ocorrências registradas no final de semana, em São José dos Campos, contaram com o apoio direto das câmeras de monitoramento do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), garantindo a atuação rápida das forças de segurança pública.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
A tecnologia auxiliou na identificação e abordagem de um veículo envolvido em um caso de estelionato e na captura de um procurado pela Justiça.
Por volta das 16h30 de sábado (19), operadores do CSI identificaram pelas câmeras um veículo Toyota Corolla, envolvido em uma ocorrência de estelionato registrada no início do mês.
A movimentação foi monitorada desde o trevo do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) até a região central da cidade, quando o automóvel foi identificado pela câmera da avenida Quinze de Novembro.
Imediatamente, as informações foram repassadas em tempo real às equipes da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Municipal). Com o auxílio do CSI, a equipe da Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) da PM localizou o veículo e realizou a abordagem em frente a um estabelecimento comercial na área central.
O condutor e a passageira foram conduzidos ao 1º Distrito Policial, onde o caso foi registrado. O veículo foi restituído à vítima.
Mais cedo, às 11h56, o sistema de leitura automática de placas do CSI emitiu um alerta ao identificar um GM Astra, cujo proprietário possuía mandado de prisão em aberto, trafegando pela avenida Cidade Jardim, na região sul.
A presença do veículo foi confirmada pelas câmeras, e as informações foram imediatamente repassadas às equipes da Polícia Militar e da GCM. Com a atuação conjunta e ágil das forças de segurança, o carro foi abordado, e o condutor detido.
Após a confirmação da ordem judicial, o homem foi conduzido ao distrito policial, onde permaneceu à disposição da Justiça.
“As duas ocorrências reforçam a importância do uso da tecnologia no combate à criminalidade. O CSI de São José dos Campos atua de forma integrada com as forças de segurança, utilizando câmeras, radares inteligentes e software de reconhecimento para dar suporte às ações em campo”, disse a Prefeitura de São José dos Campos.
"Com mais de 1000 câmeras espalhadas por pontos estratégicos da cidade e um centro de monitoramento ativo 24 horas por dia, o sistema tem se mostrado uma ferramenta essencial para a prevenção de crimes, resposta rápida às ocorrências e aumento da sensação de segurança da população", completou.