A apresentação da Esquadrilha da Fumaça, realizada na manhã deste domingo (20), durante a 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, foi prejudicada pela presença de drones não autorizados que sobrevoavam a área do evento.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Por questões de segurança, as aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) precisaram subir para uma altitude maior, o que comprometeu a visibilidade das manobras para o público.
Apesar dos alertas da equipe de locução ao longo da apresentação, os drones continuaram no ar.
Em um momento de tensão, o narrador pediu que o público reagisse com um gesto obsceno ao drone, o que foi imediatamente acatado por boa parte da plateia. Também foi incentivado um coro com o grito “recolhe o drone”, seguido por grande parte dos presentes.
A prática de pilotar drones em áreas de exibição aérea é proibida sem autorização expressa, devido ao risco de acidentes. Até o momento, a FAB não se pronunciou sobre o ocorrido. A reportagem aguarda manifestação oficial.
A exibição da Esquadrilha integra a programação da mais tradicional competição náutica da América Latina, que segue até 26 de julho. Além das regatas, o evento oferece atividades culturais, musicais e educativas na região central de Ilhabela.