18 de dezembro de 2025
DESPEDIDA

Adeus, Matheus: morte de universitário de 25 anos comove a região

Por Da redação | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Matheus Cembranelli tinha 25 anos

Morreu nesse sábado (19), aos 25 anos, o estudante universitário Matheus Cembranelli, que lutava contra um câncer raro e agressivo. Ele era estudante de Ciências Econômicas da Unitau (Universidade de Taubaté).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O corpo do universitário foi velado e sepultado no Cemitério Parque das Paineiras, na manhã deste domingo (20), no bairro Flor do Vale, em Taubaté.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a mãe do estudante, Vanessa Cembranelli, contou que Matheus lutava contra um tumor testicular em um estágio avançado desde maio de 2024.

“Jovens, prestem atenção nos sinais do corpo. Pais e mães, conversem com seus filhos. Diagnóstico precoce pode salvar vidas”, disse ela. “Entramos numa tempestade que parece que nunca vai acabar. Hoje ele luta pela vida”.

Ela disse que o caso de Matheus começou com dores nas costas, mas como ele fazia musculação, a família achou que poderia ser reflexo do treino. Ele ainda chegou a ter incômodo no escroto, mas não alertou a família. Um exame revelou que o tumor no testículo havia avançado para o pulmão e abdômen.

“No dia seguinte passou por cirurgia de retirada e depois iniciou o tratamento. O estado clínico dele se agravava a cada dia. O tumor voltou na região do abdômen e indicou-se o transplante de medula óssea. Estamos com muita esperança e fé que ele será curado”, disse a mãe em vídeo anterior.

Homenagens.

Perfil oficial do Cacos (Centro Acadêmico de Comunicação e Negócios) da Unitau publicou uma nota lamentando a morte de Matheus.

“Prestamos nossas mais sinceras condolências a todos que, com dor no peito, disseram um até logo. Que o brilho dos teus olhos revele agora a imensidão do céu, e que essa mesma imensidão traga consolo e paz a quem sente tua falta. Na economia da vida, algumas ausências não se medem — elas permanecem na memória, na história e no coração de quem teve o privilégio de te conhecer”, diz a publicação.

Familiares e amigos usaram as redes sociais para despedirem-se de Matheus, que era amado e muito querido por todos.

Lary Marton escreveu: “Hoje o dia amanheceu mais silencioso… meu coração está de luto. Perdi um grande amigo Matheus Cembranelli. Agradeço a Deus pela oportunidade de ter vivido essa amizade. E levo comigo tudo o que ele foi: alegre, contagiante e sempre feliz com tudo! Descanse em paz, meu amigo. Você vai fazer falta todos os dias”.

“Todas as palavras ditas nesse momento de dor serão poucas para amenizar está perda. Que Deus conforte cada um de vocês, que a infinita misericórdia alcance os seus corações. Matheus será lembrado por tudo aquilo que deixou de bom. Estou unidas a vocês nesse momento”, disse Luciana Santos.